Com o recesso parlamentar se aproximando, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente, já adotaram um ‘tom de despedida’ nas últimas sessões das Casas Legislativas, uma vez que ambos deixaram o cargo de presidente das respectivas Casas em fevereiro.
Além da despedida antes do recesso, Arthur Lira também tem um tom a mais do que os demais parlamentares, uma vez que deixará o cargo de presidente da Câmara Federal em 3 de janeiro. No final da sessão de sexta-feira (20), ele chegou a ser homenageado por diversos deputados.
Apesar do clima na Câmara ser de despedida por conta do recesso, Arthur Lira reforçou que não pretende fazer um discurso de despedida do cargo de presidente.
“Não vou fazer discurso. Havia até uma previsão, mas eu não achei o dia muito apropriado para isso. Vamos ter outras oportunidades. Vamos ter oportunidades ainda, daqui até o dia 3 de fevereiro, de poder conversar um pouco com todos os líderes e partidos, com todos os funcionários, com todos os que nos auxiliaram e que nos auxiliam”, disse.
Já no Senado, Rodrigo Pacheco fez um balanço positivo do ano legislativo e de seus quatro anos como presidente do Senado. Ele destacou a aprovação de propostas importantes e cumprimentou os parlamentares pelo esforço e dedicação que mostraram no pequeno tempo disponível para a tramitação das proposições.
“Foi uma reta final muito produtiva. Consideramos a missão cumprida, e com a perspectiva de um recomeço em 2025: muitas coisas haverão de ser também apreciadas no ano de 2025”, disse.
Pacheco também deixará o comando do Senado a partir de 2025, e a eleição para a nova presidência deve ocorrer no dia 1º de fevereiro.
Diferente de Arthur Lira, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco comentou sobre a sua gestão a frente da Casa, onde agradeceu aos senadores pela confiança nos quatro anos em que exerceu a presidência.