30.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 14, 2024

‘A floresta pegando fogo e eles preocupados com os carros’, criticam internautas após Senado aprovar volta de extintores em carros

Comissão do Senado aprovou o projeto que torna obrigatório a volta dos extintores com pó ABC em veículos

Por

Após a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal aprovar, nessa quarta-feira, 13, o projeto que torna obrigatório a volta dos extintores de incêndio em carros, internautas criticaram os políticos pela propositura do texto, em meio ao aumento de focos de incêndio e da estiagem severa que atinge a região Norte do país.

O Projeto de Lei PLC 159/2017, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e deve seguir para votação no Plenário do Senado. Ao defender a proposta, Braga disse que os bombeiros não têm estrutura para garantir a segurança as vítimas com a devida celeridade e que o instrumento feria a diferença nos veículos.

Veja também: Projeto de Lei Orçamentária Anual que prevê R$ 31,4 bilhões para o AM começa a tramitar na Aleam

“Lamentavelmente, os bombeiros não têm estrutura para assegurar as vítimas com a devida celeridade, e faz diferença um instrumento como esse nos carros, já que os fabricantes não são obrigados a incluir o extintor quando da produção dos veículos. É uma questão de garantir segurança”, declarou o senador, durante sessão nessa quarta-feira.

O Convergente entrou em contato com o senador Eduardo Braga e aguarda retorno.

Nas redes sociais, internautas criticaram a medida e chamaram a atenção pelo texto ser proposto em um contexto em que a região Norte convive de emergência ambiental e crise climática.

“A floresta pegando fogo o ano todo e eles se preocupando com carros”, declarou um internauta, em uma publicação sobre o projeto de lei.

Uma outra pessoa chama a atenção para agilidade em propor o texto e a inércia na fiscalização de condutores infratores. “Para isso são rápidos! Mas para fiscalizar uns marginais que dirigem pelas ruas de Manaus eles não estão nem aí!”, escreveu, no Instagram.

Um homem também comenta sobre o projeto de lei e lembra que tem extintor no carro há quase 15 anos, mas que o veículo nunca pegou fogo porque está sempre em revisão. “O povo quer usar carro e não fazer revisão, fica difícil assim”, falou.

Uma mulher também defende o uso do extintor: “Infelizmente, será um gasto. Felizmente, é um gasto necessário”, disse, ao destacar a importância de ter o extintor para evitar propagação de possíveis incêndios. Confira:

projeto senado
Comissão do Senado aprovou o projeto que torna obrigatório a volta dos extintores com pó ABC em veículos

Queimadas

No Brasil, a região da Amazônia concentra a maioria dos focos de incêndio de todo o País, segundo do sistema BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgados nessa quarta-feira, 13.

No país, conforme o índice, foram registrados 401 focos de incêndio na terça-feira, 12, sendo 346 somente na Amazônia, o que representa o total 86,3% das queimadas do Brasil. Pará é o Estado com o maior número, com 160 focos registrados em 24h, seguido pelo Amazonas (101) e Mato Grosso (43).

Segundo o governo do Amazonas, de junho até o dia 12 de novembro, mais de 22,3 mil focos de incêndio já foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAM). Sendo, 2.513 incêndios na capital e 19.857 mil no interior do estado.

Estiagem

A região Norte também tem sido drasticamente atingida pela estiagem. No Amazonas, todos os 62 municípios do Estado estão em situação de emergência desde agosto deste ano por conta da vazante extrema.

O governador Wilson Lima já havia assinado o decreto de situação de emergência para 20 cidades no dia 5 de julho e ampliou para mais 42, no dia 28 de agosto.

Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Marcus Reis
Revisão Jurídica: Letícia Barbosa

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -