No término da sessão de quinta-feira (24), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, convidou eleitoras e eleitores para que compareçam às urnas eletrônicas no domingo (27), no 2º turno das Eleições Municipais de 2024, que acontece em 51 municípios, sendo 15 capitais. O período de votação será das 8h às 17h, no horário de Brasília (DF). A ministra afirmou que “o voto é uma bênção democrática”.
“A Justiça Eleitoral convida e reitera às eleitoras e aos eleitores que compareçam às urnas em nome dos que vieram antes de nós e que lutaram para que nós tivéssemos esse direito fundamental de votar, em nome dos que vierem depois de nós e que precisam ter um estado democrático, uma sociedade democrática da qual o voto é um instrumento e um gesto por excelência dessa participação livre de todos os eleitores”, declarou a presidente do TSE.
Ao informar que eleitores de 51 municípios de 20 estados da Federação retornarão às urnas no 2º turno para escolher o prefeito e o vice-prefeito, a ministra Cármen Lúcia disse que mais de 140 milhões de eleitoras e eleitores participaram da primeira etapa do pleito de forma ordeira, sossegada e tranquila. “Nas urnas, puseram o que eles queriam que acontecesse, sendo proclamado o resultado democrático dos mais votados”, destacou a magistrada.
Importância do voto
Para as eleitoras e os eleitores que não votaram no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, a ministra Cármen Lúcia ressaltou que podem comparecer ao 2º turno de votação com documento de identificação oficial com foto para exercer o direito de voto, “que é um dever cívico com a sociedade brasileira”.
A magistrada assinalou que o voto é o testemunho histórico para o que a eleitora e o eleitor pretendem para a sua cidade. Ela afirmou que votar, para além de ser um benefício pessoal, é principalmente um benefício político para toda a sociedade, que deve ser exercido até pelas pessoas que têm alguma dificuldade, como de locomoção.
“A Justiça Eleitoral trabalhou nos últimos dois anos para, cada vez mais, permitir a facilidade de acesso de todo mundo. A acessibilidade está assegurada, as condições estão asseguradas. Portanto, nós pretendemos, cada vez mais, que essa participação seja ampla neste 2º turno, no próximo domingo. Que todas as eleitoras e os eleitores compareçam às urnas, votem, sejam democráticos, para que honrem a sua história e a história democrática do Brasil”, declarou a ministra Cármen Lúcia.
Dia do Servidor Público
Em referência ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, a presidente do TSE fez uma homenagem às juízas e aos juízes brasileiros, às servidoras e aos servidores da Justiça Eleitoral e, em especial, aos servidores e aos colaboradores do TSE. Além disso, agradeceu, de forma específica, aos quase dois milhões de mesários que ajudaram e continuarão auxiliando a Justiça Eleitoral.
No agradecimento, a ministra Cármen Lúcia incluiu todos os que participaram, de forma direta e indireta, das Eleições Municipais de 2024. Agradeceu pela dedicação, pelo exemplo de competência, de empenho, de responsabilidade e de compromisso com a Justiça Eleitoral.
“Quero deixar o registro de todos os juízes desta Casa e de todos os juízes brasileiros que atuam na jurisdição eleitoral. Um abraço especial aos servidores da Justiça Eleitoral. Eu os parabenizo por serem modelos de servidores que engrandeceriam a administração do Judiciário de qualquer lugar do mundo democrático”, ressaltou ela.
“Muito obrigada por tudo que fazem por nós, brasileiros, por tudo que fazem pela jurisdição, para que tenhamos, realmente, um Poder Judiciário que seja exemplo, como tem sido, para que ofereçamos o serviço que a cidadã e o cidadão brasileiro esperam de nós”, finalizou a ministra Cármen Lúcia.
*Com informações do TSE
Leia mais: Alberto Neto chega a 53% dos votos válidos no 2º turno em pesquisa do Instituto Iveritas