Há menos de 6 dias para o pleito municipal de 2024, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reforça que o e-Título só poderá ser baixado ou atualizado até um dia antes da eleição, ou seja, até 5 de outubro de 2024. Após essa data, o download não será mais possível, embora quem já tiver o aplicativo instalado possa continuar utilizando-o normalmente no dia da votação, em 6 de outubro.
O aplicativo móvel da Justiça Eleitoral funciona como uma versão digital do título de eleitor, além de garantir que seus dados estejam sempre disponíveis e seguros. Se você ainda não tem o app, faça logo o download nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.
Ver essa foto no Instagram
Para que você possa se identificar pelo aplicativo, o seu perfil no e-Título precisa vir com foto, o que só ocorre mediante o cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral. Caso a fotografia não apareça na versão digital, será necessário levar também um documento oficial com foto na hora de votar.
A Justiça Eleitoral recomenda que as eleitoras e os eleitores baixem o aplicativo antecipadamente para evitar eventuais “filas virtuais” nos dias que antecedem o pleito e que podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.
Lançado em 2018, o aplicativo conta atualmente com 45.353.482 usuárias e usuários ativos e um total de 90.223.242 downloads. A plataforma também está cada vez mais acessível: com tons de azul, a visibilidade fica mais apropriada para pessoas com deficiência visual, com baixa visibilidade ou daltônicas.
Como acessar
Assim que baixar o aplicativo no seu telefone ou tablet, basta preencher os dados solicitados – nome, data de nascimento, CPF e, se constar, nomes dos pais.
Atenção: as informações precisam ser exatamente iguais às que estão no cadastro eleitoral. Se houver o preenchimento de alguma informação diferente daquela lançada no cadastro, o sistema não validará e não liberará o e-Título.
Também é possível preencher os dados de maneira automática, por meio da leitura do QR Code do título de eleitor em papel comum.
Com informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)*
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Eleições 2024: Saiba como consultar o local de votação