O deputado estadual e candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade (UB), disse estar sendo alvo de capacitismo e processou os três principais concorrentes nas Eleições 2024, David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania) e Alberto Neto (PL). A denúncia foi apresentada nesta sexta-feira, 27, à 59ª Zona Eleitoral de Manaus.
Segundo o documento, que também tem como alvo a vice de Alberto Neto, Maria do Carmo Seffair (Novo), Roberto Cidade afirma que é acometido com anquiloglossia e que os adversários estão usando disso para atacar ele. A anquiloglossia é uma anomalia congênita que restringe a movimentação da língua, cuja debilidade física dificulta a pronúncia de algumas palavras.
Por meio da advogada Amanda dos Santos Gortari, Cidade busca proibir que os candidatos adversários veiculem propaganda ou conteúdo similar de cunho vexatório e discriminatório contra Cidade, com foco na dislalia (distúrbio que acomete a fala) e debilidade de dicção do parlamentar.
Veja também: ‘Usam um defeito físico para me humilhar’, diz Roberto Cidade após deboche de adversários sobre ‘língua presa’
Na ação, Roberto Cidade pede ainda multa para os candidatos no valor de R$ 15 mil por descumprimento, em caso de decisão favorável ao pedido. O parlamentar solicita ainda a exclusão de publicações no Instagram e de todas as plataformas ou sites que tenham divulgado os vídeos sobre o assunto.
Entenda
Segundo Roberto Cidade, no início do período de campanha, o candidato Amom Mandel foi o primeiro a publicamente mencionar a dislalia dele. O deputado do União Brasil afirma que o adversário agiu “em verdadeira conduta capacitista”
“No vídeo veiculado em 26 de agosto no Instagram, enfatiza, por várias vezes, a articulação da palavra “poblema” em tom de zombaria”, descreve a defesa de Roberto Cidade, em trecho da representação.
No documento, a defesa de Cidade continua pontuando que os candidatos a prefeito e vice-prefeito, Alberto Neto e Maria do Carmo “endossaram zombaria” e sustentaram propaganda vexatória contra ele.
Sobre o prefeito e candidato à reeleição David Almeida, a defesa de Cidade alega que o gestor também debochou quanto à pronúncia de palavra.
Outro lado
O Convergente entrou em contato com os candidatos a prefeito David Almeida, Amom Mandel e Alberto Neto, solicitando um posicionamento sobre o processo feito por Roberto Cidade. Até a publicação da matéria, sem retorno.
Veja a denúncia na íntegra:
0600177-72.2024.6.04.0059Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa