Além da campanha nas ruas, os candidatos também têm voltado a atenção para produção de conteúdo nas redes sociais. Para que as publicações de cunho eleitoral alcancem mais pessoas, existe a ferramenta de impulsionamento, onde o candidato deposita um valor para que mais pessoas possam visualizar o conteúdo.
Essa tática tem sido bastante utilizada desde o pleito de 2018 e, em 2024, três candidatos a prefeito de Manaus lideram os gastos com essa ferramenta: David Almeida (Avante), Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania). Juntas, as despesas desses três candidatos somente com o impulsionamento de conteúdo chegam a R$ 954 mil, conforme mostrado na plataforma Divulga CandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com os dados da plataforma, o candidato que mais gastou com impulsionamento foi o candidato David Almeida. As informações à Justiça Eleitoral apontam que já foi aplicado o valor de R$ 605 mil somente para o impulsionamento dos conteúdos do candidato à reeleição.
Apesar do alto valor gasto, essa despesa representa apenas 9,4% dos gastos de campanha. A produção de programas de rádio e televisão ou vídeo, por exemplo, representam 27,1% das despesas, onde já foi desembolsado R$ 1,8 milhão.
As informações sobre esse valor gasto com o serviço ainda aponta quantos lançamentos sobre impulsionamento já foram fornecidas à Justiça Eleitoral e, o que chama atenção, é que o candidato tem apenas 9 lançamentos, apesar de ter gasto mais de meio milhão com impulsionamento.
O candidato Alberto Neto vem logo em seguida, com relação aos gastos com impulsionamento de conteúdos. De acordo com a plataforma Divulga CandContas, já foram gastos R$ 179,1 mil somente com essa tática.
Diferente do candidato David Almeida, o candidato do PL gastou menos com o impulsionamento e forneceu à Justiça Eleitoral a informação de que a quantidade de lançamentos sobre o serviço foram de 37 impulsionamentos.
Esses gastos representam 11,7% das despesas de campanha do candidato a prefeito de Manaus pelo PL. Os recursos que foram maior aplicados por ele foi em atividades de militância e mobilização de rua, onde já foram gastos R$ 506,4 mil.
Fechando os três mais gastos, o candidato Amom Mandel já gastou R$ 170 mil com o impulsionamento de conteúdos nas redes sociais, o que representa quase 12% das despesas de campanha do candidato a prefeito de Manaus.
Sendo o terceiro candidato que mais gastou com esse tipo de serviço, Amom Mandel também foi o que menos lançou impulsionamento. De acordo com o DivulgaCandContas, a quantidade de lançamentos foi apenas de 5 impulsionamentos.
O que chama a atenção é que a produção de programas de rádio, televisão ou vídeo representam apenas 7,5% das despesas de campanha, onde foram gastos apenas R$ 100 mil. Ou seja, a campanha do candidato gasta muito mais com o impulsionamento do que com a produção dos programas.
Outro lado
O Convergente entrou em contato com as assessorias dos três candidatos com maior gastos com impulsionamento de conteúdo durante a campanha eleitoral: David Almeida, Alberto Neto e Amom Mandel.
Dos três candidatos foi questionado se o alto valor gasto com impulsionamento havia sido orçado/planejado pela campanha e o motivo pelo qual os candidatos aplicaram um valor tão alto para o serviço.
Até a publicação desta matéria, não houve retorno de ambas as equipes. O espaço permanece aberto para que os mesmos possam esclarecer sobre as despesas.
Leia mais: Prefeito David Almeida, candidato à reeleição alcança marco de R$ 6,6 milhões gastos em campanha
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Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa
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