30.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Saque-aniversário do FGTS: Lula quer acabar com benefício dos trabalhadores

Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a proposta será encaminhada ao Congresso após as eleições

Por

Os trabalhadores brasileiros enfrentarão uma mudança significativa em um dos principais benefícios, conforme anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, revelou que Lula aprovou o plano para acabar com o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo o ministro, a proposta será encaminhada ao Congresso após as eleições.

Como alternativa ao saque-aniversário, o governo pretende criar um novo formato que facilite o acesso dos trabalhadores do setor privado ao crédito consignado, descontado diretamente da folha de pagamento.

Cadê o consignado? Porque nós, aqui, nós vamos oferecer um direito a pessoas que hoje não estão cobertas em nenhum lugar”, disse Luiz Marinho.

Em vigor desde 2020, o saque-aniversário do FGTS permite que os trabalhadores retirem uma parte do saldo de suas contas ativas e inativas do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.

Desde a implementação, mais de 9 milhões de trabalhadores foram demitidos e não puderam acessar os valores do FGTS devido às regras desse saque, que escolheram adotar voluntariamente. Como resultado, eles ficaram impossibilitados de resgatar um total de R$ 5 bilhões.

De acordo com Marinho, o governo queria eliminar o saque-aniversário desde o início do seu mandato. Com o apoio político atual, o plano será apresentado ao Congresso, apesar da resistência de alguns parlamentares.

Acompanhe ainda:

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reprovado por 45% dos eleitores brasileiros, segundo a pesquisa estimulada do Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) divulgada nesta quinta-feira (12).

A avaliação negativa cresce entre os brasileiros com renda familiar mensal superior a cinco salários mínimos, passando de 39% para 52%, e também entre os homens, que apresentaram um aumento de 31% para 39%, em relação aos resultados divulgados em julho.

Leia mais: Gestão de Lula é reprovada por 45% dos brasileiros, diz Ipec
___
Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -