30.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Wanderlan Sampaio tem candidatura indeferida pelo MPE

A decisão de indeferimento do registro da candidatura de Sampaio foi emitida pelo MPE nesta quarta-feira (11), que alegou má conduta do político, de acordo com a certidão enviada pelo Tribunal de Contas da União (TCE)

Por

O candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio (UC), pode não concorrer às eleições no município, em outubro. O Ministério Público Eleitoral (MPE) indeferiu sua candidatura devido a contas irregulares no Tribunal de Contas da União (TCU) referentes ao período de 2017 a 2022, conforme consta no órgão.

A decisão de indeferimento do registro da candidatura de Sampaio foi emitida pelo MPE nesta quarta-feira (11), que alegou má conduta do político, de acordo com a certidão enviada pelo Tribunal de Contas da União. O candidato, que tenta o cargo em Autazes, possui dez processos que o tornam inelegível.

Em outro trecho da decisão do processo nº 0600369-77.2024.6.04.0035, o juiz Carlos Firmino Dantas ressalta que o gestor, ao exercer seu cargo, deve ter o cuidado necessário na administração dos recursos públicos, o que o ex-prefeito deliberadamente não demonstrou.

“Digo isto porque cada centavo repassado é fruto de ações de todos, e por isso o gestor deve cuidar com zelo destes valores”.

Na decisão, o MPE afirma: “Neste norte, não prestar contas ou não tê-las aprovado por
diversas vezes mostra ato deliberado (DOLO) o que não secoaduna com o bom gestor, o que se extrai do contido nas decisões da máxima corte de contas-TCU. Assim, o MPE solicita a procedência da AIRC e o indeferimento do registro de candidatura de Raimundo Wanderlan Penalber Sampaio”, assina Carlos Firmino.

A reportagem entrou em contato via Direct Messenger no Instagram e solicitou uma nota de posicionamento sobre a decisão do MPE e se o candidato irá recorrer.

Em nota, a assessoria do candidato informou, em resposta ao DM (Instagram), que a decisão não condiz com os fatos e que somente o juizado de primeira instância pode decidir sobre o caso.

NOTA

A coligação “O Trabalho Vai Continuar”, por meio desta, vem a esclarecer que a informação não condiz com a verdade dos fatos, e carece de precisão.

Tendo em vista, que o Ministério Público Eleitoral não emite decisão, mas sim, parecer opinativo, ficando a cargo do juízo a decisão de 1a. instância.

A coligação reitera seu compromisso com a verdade e confia no discernimento da imprensa para veicular informações corretas e responsáveis.

Atenciosamente,
Coligação “O Trabalho Vai Continuar”

Wanderlan Sampaio

Veja a decisão do MPE:

MANIFESTACAO-DO-MPE-AUTAZES-em-11.09.2024

Leia mais: Felipe Souza protocola representação por ofensa ao decoro na Aleam, após ser atacado por Daniel Almeida
___
Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -