Durante entrevista à Rádio Norte, nesta segunda-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao ser questionado sobre a situação do garimpo em Roraima, comentou as supostas alegações de que o governador Antônio Denarium (PP) teria ligação com garimpeiros e afirmou que o assunto está sendo investigado na capital federal.
“Aqui em Brasília, corre um boato de que o governador teria vinculação com essa gente do garimpo”.
O mandatário ainda tentou justificar que o governo federal atua na região no combate ao crime ambiental.
“O que nós estamos fazendo é investigando. O que não estamos fazendo é tentando proibir. O problema é quem financia o garimpo não está lá. Você destrói uma balsa e no dia seguinte tá”, justificou o presidente, alegando que aviões e equipamentos haviam sido destruídos pelo Ibama no combate ao crime organizado e ao garimpo ilegal.
Ver essa foto no Instagram
Em 2022, Denarium defendeu a exploração do garimpo no estado e chegou a sancionar uma lei de proteção aos bens de garimpeiros apreendidos em ações de fiscalização de órgãos estaduais.
O governo de Roraima é cercado de polêmicas na gestão. Denarium já teve o mandato cassado três vezes, acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2022.
O processo ainda deve ser julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está sob a análise da ministra Isabel Gallotti, que também está encarregada dos dois processos anteriores, ambos com parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral recomendando a cassação.
Acompanhe também:
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino afirmou nesta terça-feira (10) que o país vive uma “pandemia de incêndios florestais” e determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.Leia mais: Sem responsabilizar lentidão do governo Lula, Dino determina medidas de combate às queimadas
___
Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.