O ex-prefeito de Autazes e candidato a prefeito, Wanderlan Sampaio (União Brasil), que disputa o cargo do Poder Executivo da cidade no pleito de 2024, continua enfrentando uma série de obstáculos em sua campanha eleitoral. Embora tenha concluído o registro no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura de Sampaio ainda está sujeita à revisão e aprovação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Em consulta ao DivulgaCandContas, plataforma da Justiça Eleitoral, o candidato está com a situação política em ‘aguardo de julgamento’.
Conforme O Convergente noticiou, o político foi condenado pela Justiça Federal e declarado inelegível até 2030. Embora tenha recorrido da decisão, Sampaio, segundo bastidores, tem enfrentado dificuldades para avançar com sua candidatura.
Um desafio crucial de Sampaio é o registro das certidões no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que ele ainda não possui esses documentos. O ex-prefeito Sampaio aparece nove vezes na lista de contas irregulares do Tribunal de Contas da União (TCU) e responde por improbidade administrativa.
Conforme o documento do TCU, a emissão da Certidão Negativa de Contas Julgadas Irregulares não é permitida para fins eleitorais.
“O requerente possui contas julgadas irregulares por decisão deste Tribunal, nos termos do art. 16, inciso III, da Lei no 8.443/92 (Lei Orgânica do TCU), com trânsito em julgado nos oito anos que antecedem a eleição, tendo sido por isso incluído na Lista de responsáveis com contas julgadas irregulares com implicação eleitoral”, diz trecho processo acessível para consulta pública.
Caso o Tribunal não aprove o registro, o candidato terá até 16 de setembro para nomear um substituto, que provavelmente será o atual vice de sua chapa.
A reportagem entrou em contato via DM no perfil do Instagram do candidato. Questionamos Wanderlan Sampaio sobre a sua situação eleitoral. Até o momento, o ex-prefeito não enviou uma resposta. Seguimos com o espaço aberto para manifestação.
Leia mais: Sogra de David Almeida recebe mais de R$ 120 mil de contratos da Prefeitura
___
Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa