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sábado, setembro 7, 2024

Na série ‘Na tela do eleitor: Análise das estratégias de marketing dos pré-candidatos em 2024’, Rodrigo Gadelha destaca: “Natália Demes ainda não se atentou ao ‘tempo’ que vivemos na comunicação”

Natália adota uma abordagem descomplicada e autêntica em suas redes sociais, diferenciando-se dos adversários que investem pesadamente em comunicação digital

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A alguns meses para o pleito municipal, cada pré-candidato tem traçado planos de mídias para ficar mais próximo do eleitorado. Natália Demes, pré-candidata pelo PSOL, é uma das representantes do público feminino que disputa o pleito. A ativista pelos direitos humanos é a sexta política da série ‘Na tela do eleitor: Análise das estratégias de marketing dos pré-candidatos em 2024’.

Advogada e diretora da Associação Humaniza Coletivo Feminista, Natália Demes atualmente tem 4.667 seguidores em seu perfil no Instagram. Nessa jornada política, segundo o especialista em marketing Rodrigo Gadelha, Natália adota uma abordagem descomplicada e autêntica em suas redes sociais, diferenciando-se dos adversários que investem pesadamente em comunicação digital. Ela prefere uma estratégia direta e sem artifícios, sem se preocupar com um feed perfeitamente harmonizado ou conteúdos altamente elaborados.

“Seu foco principal é a defesa das mulheres, uma bandeira claramente definida que se reflete em suas escolhas visuais, como o uso das cores roxo e amarelo para transmitir modernidade e alegria. Ao invés de seguir o padrão tradicional dos partidos de esquerda, Natália se destaca pela originalidade e pela conexão genuína com seu público, mesmo com recursos limitados em comparação aos seus concorrentes”, descreveu o publicitário, citando que a abordagem da pré-candidata pode resultar em uma comunicação mais empática e próxima dos eleitores, fortalecendo sua mensagem política de maneira acessível e eficaz.

Como pré-candidata, a representante do PSOL tem encontrado oportunidades para falar de política e propósitos sobre sua pré-candidatura, como sua participação no Debate Político do O Convergente. Demes, que também é advogada, não hesita em postar nas suas redes sociais críticas à gestão atual municipal.

“Como cidadã, a gente vê falhas na saúde, na educação, na estrutura da cidade. A gente também viu poucas praças revitalizadas, e até falta de medicamentos e atendimento médico nas UBSs”, destacou a pré-candidata.

As redes sociais são, indiscutivelmente, uma peça-chave no marketing político moderno. Sua capacidade de alcance, segmentação, interatividade, análise de dados, mobilização e utilização de influenciadores as transforma em ferramentas indispensáveis para qualquer campanha eleitoral.

Conforme o especialista em marketing da Big Data, em um cenário onde seu partido é considerado minoritário em Manaus, Natália busca ampliar seu apoio. Embora as tentativas de reunir mais seguidores muitas vezes precisem equilibrar a representação visual, ela busca transmitir uma impressão de maior apoio popular do que a realidade.

Uma referência que poderia agregar muito ao potencial de Natália seria uma comunicação mais envolvente em relação aos jovens, como a campanha de Boulos, do mesmo partido, fez muito bem em 2020 na disputa para prefeito de São Paulo”, compara o publicitário.

As campanhas eleitorais atualmente são tradicionalmente caras, envolvendo altos custos com publicidade em TV, rádio e impressos. As redes sociais, por outro lado, oferecem uma alternativa mais econômica, fornecendo uma vasta quantidade de dados que podem ser utilizados para monitorar e ajustar estratégias de campanha.

Em uma breve síntese do perfil da pré-candidata manauara, Rodrigo Gadelha conta ainda que a juventude hoje “tem uma força nas eleições cada vez mais poderosa, dominada por uma estética mais verdadeira, carregada de humor, de música. Ingredientes esses que estão ausentes na campanha de Natália”, conclui o publicitário e marqueteiro político.

No cenário em que a comunicação rápida e eficiente pode determinar o sucesso ou fracasso de uma candidatura, dominar o uso das redes sociais é essencial para qualquer político que deseja vencer nas urnas.

Apesar de sua atuação massiva nas redes sociais, o número de seguidores de Natália não chega a 5 mil. Nessa reta final do período das convenções eleitorais, procuramos a pré-candidata do PSOL para entender como são trabalhadas as postagens. Natália informou que há apenas uma social media responsável pelos conteúdos, mas que para o período de campanha será contratada uma empresa para traçar estratégias de marketing eleitoral.

Natália Demes

Natália é mãe, advogada, feminista, ativista pelos Direitos Humanos, diretora da Associação Humaniza Coletivo Feminista, Conselheira Municipal dos Direitos da Mulher e membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/AM. Escolhida por votação dos filiados, vai concorrer pela primeira vez a um cargo político majoritário para a Prefeitura nas eleições municipais deste ano em Manaus.

Leia mais: ‘Na tela do eleitor: Análise das estratégias de marketing dos pré-candidatos em 2024’: “Marcelo Ramos, a promessa que perdeu o timing”, avalia especialista em marketing

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Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa

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