Com o período eleitoral batendo na porta, esta semana vai ser o ponto de partida para a oficialização das candidaturas e para o início da campanha eleitoral, até o primeiro turno em outubro, com as convenções partidárias. No entanto, até o momento, apenas três dos oito nomes a pré-candidatos a prefeito de Manaus definiu a data de “start”.
A agenda dos pré-candidatos é oficializada a partir das convenções partidárias, que iniciam no neste sábado, 20 de julho, e seguem até 5 de agosto. Porém, faltando cinco dias para a realização dos eventos partidários, nenhum dos oito pré-candidatos bateram o martelo em relação as datas.
O Convergente entrou em contato com todas as assessorias dos oito pré-candidatos para solicitar a data de realização da convenção partidária: Amom Mandel (Cidadania), David Almeida (Avante), Roberto Cidade (UB), Capitão Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT), Maria do Carmo Seffair (Novo), Wilker Barreto (Mobiliza) e Natália Demes (PSol).
Até a publicação desta matéria apenas os pré-candidatos Marcelo Ramos, Maria do Carmo Seffair, Alberto Neto, Wilker Barreto e Natália Demes retornaram a equipe. O espaço segue aberto.
Até o momento, os pré-candidatos Marcelo Ramos, Alberto Neto e Wilker Barreto foram os únicos que definiram a data em que deve ocorrer a convenção partidária para oficializar a candidatura a prefeito de Manaus. Apesar da definição, as assessorias de Alberto Neto e Wilker Barreto destacaram que a informação sobre as datas somente serão divulgadas nos próximos dias, seguindo orientação dos partidos.
A assessoria de Marcelo Ramos destacou que o pré-candidato tem utilizado os últimos dias para firmar alianças, mas que a convenção partidária será realizada somente em agosto. Natália Demes e Maria do Carmo Seffair informaram que a data ainda não foi escolhida.
Existe uma “tradição” sobre a realização das convenções partidárias serem realizadas em agosto, no entanto, existem especulações nos bastidores políticos que alguns pré-candidatos possam realizar ainda no mês de julho, como é o caso de Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante).
Anteriormente, O Convergente noticiou que a convenção partidária de Alberto Neto deve contar com alguns líderes nacionais do PL, incluindo a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a organização entre a convenção e as agendas dos políticos ainda estava sendo feita.
Vale ressaltar que existe uma possibilidade de Maria do Carmo compor a chapa de Alberto Neto, conforme informado por ele. Com isso, a lista com oito pré-candidatos diminuiria para apenas sete.
Além de Alberto Neto, a mesma situação ocorre com David Almeida, que usa os últimos momentos para definir quem será o vice em sua chapa. Almeida conta com três nomes na disputa pela vaga: Shádia Fraxe, William Dias e Renato Júnior. Em entrevista, David Almeida já havia sinalizado que informaria o vice escolhido ainda em julho, o que supõe que até o dia 31 desse mês a convenção partidária do Avante pode ser realizada.
O que são as convenções partidárias?
Cada partido estabelece as regras para a realização das convenções, determinando quem pode votar e quem pode se candidatar durante essas reuniões internas. Os votos e as indicações são feitos através de formulários fornecidos pela direção do partido, que são preenchidos durante as convenções.
Esses eventos congregam os membros filiados de um partido para discutir questões de interesse partidário, escolher candidatos para uma eleição e aprovar eventuais coligações (união de dois ou mais partidos para disputar eleições majoritárias).
A federação partidária registrada no TSE também pode participar das eleições. Nesse caso, as convenções dos partidos que a compõem devem ocorrer de forma unificada, como se a federação fosse uma única legenda.
_____
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa