28.3 C
Manaus
domingo, junho 30, 2024

Festival de Parintins deve movimentar cenário político às vésperas do início da campanha eleitoral

Além dos turistas e dos torcedores, Parintins atrai diversos políticos no último final de semana de junho

Por

O Festival Folclórico de Parintins chegou e com ele uma demanda de políticos deve marcar presença no evento, que se inicia nesta sexta-feira (28). Nas edições anteriores da festa, o Festival foi palco de algumas movimentações do mundo político e, este ano, a expectativa — além das apresentações dos bois bumbás — é voltada para as articulações entre os pré-candidatos a prefeito.

Uma das ‘provas’ em relação aos apoios políticos e ao Festival de Parintins ocorreu durante a semana. Na última quarta-feira (26), o governador Wilson Lima (UB) desembarcou em Parintins para prestigiar o evento, além de comemorar o aniversário. Com ele, estava um comboio de políticos, entre eles o pré-candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade (UB), além do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André (UB), entre outros nomes.

A maioria dos deputados estaduais do Amazonas marcou presença no aniversário do governador em Parintins e, assim, destacou o apoio à pré-candidatura de Roberto Cidade a prefeito de Manaus. Mas a passagem dos políticos na Ilha durou pouco, uma vez que retornaram na quinta-feira (27) para a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Com a relação entre o Festival de Parintins e o ano eleitoral se aproximando, O Convergente entrou em contato com os oito pré-candidatos a prefeito de Manaus para questionar a ida dos mesmos a Parintins, uma vez que, devido à grande quantidade de políticos no evento, acordos podem ser firmados entre eles.

Confirmaram a ida a Parintins à equipe de reportagem os pré-candidatos Amom Mandel (Cidadania) e Roberto Cidade (UB). De acordo com a assessoria do pré-candidato do Cidadania, Amom estará em Parintins, no entanto, só chegará à Ilha na manhã de sábado (29).

Já Roberto Cidade será presença confirmada no camarote do governador Wilson Lima. O pré-candidato do União Brasil deve embarcar para Parintins nas próximas horas e deverá acompanhar a primeira noite do evento junto ao governador e outros nomes políticos que o apoiam e fazem parte da base do governo.

O Convergente entrou em contato com a assessoria do pré-candidato Alberto Neto (PL) para confirmar a ida dele a Parintins, que também confirmou a viagem à Ilha pelas redes sociais. Anteriormente, o pré-candidato havia afirmado que estaria na Ilha ao lado do pré-candidato a prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), durante o lançamento da pré-candidatura do mesmo.

Além disso, também confirmou a presença no Festival Folclórico de Parintins o pré-candidato Wilker Barreto (Mobiliza). Por meio de assessoria, ele afirmou que estará no município neste sábado (27).

Não vão comparecer ao evento e, consequentemente, não estarão em Parintins as pré-candidatas Maria do Carmo Seffair (Novo) e Nathália Demes (PSol), que confirmaram ao O Convergente. A assessoria do pré-candidato Marcelo Ramos (PT) afirmou que, “como o presidente Lula desistiu, Marcelo ficará em Manaus em atividades de pré-campanha” e com isso não deve estar em Parintins.

A equipe de reportagem também entrou em contato com a assessoria do pré-candidato David Almeida (Avante), que afirmou que iria verificar se o político embarcaria para Parintins, mas não deu retorno ao O Convergente.

Vale lembrar que, em 2022, o candidato a vice-governador de Wilson Lima foi confirmado nos bastidores durante o Festival de Parintins. Na ocasião, David Almeida posou ao lado de Wilson Lima e Tadeu de Souza, que foi indicado por ele para compor a chapa do atual governador do Amazonas.

Além dos pré-candidatos de Manaus, o cenário também será movimentado para os pré-candidatos que devem disputar o pleito para a Prefeitura de Parintins, entre eles, dois nomes: Brena Dianná (UB) e Mateus Assayag (PSD).

Isso porque Brena Dianná recebe apoio do governador Wilson Lima, enquanto Mateus Assayag é apoiado pelo atual prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (PSD), além do apoio do líder político da sigla Omar Aziz.

Políticos de todo o Brasil

Conforme informações do Ministério do Turismo, entre as autoridades que estarão presentes na festa na comitiva oficial do governo federal estão os Ministros do Turismo, Celso Sabino (União-PA), das Cidades, Jaider Filho, das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), e do Tribunal de Contas da União (TCU), Jonathan de Jesus (Republicanos-RR).

Nomes importantes como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), também devem comparecer ao evento. Outros parlamentares como os senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Davi Alcolumbre (União-AP), além dos deputados federais Elmar Nascimento (União-BA), Clodoaldo Magalhães (PV-PE), Júnior Ferrari (PSD-PA) e Zeca Dirceu (PT-PR) também são esperados no evento.

Análise

Ao O Convergente, o analista político Helso Ribeiro comentou que em todos os anos, mas principalmente em anos eleitorais, é comum ver políticos usando pautas como a cultura para fins eleitoreiros.

“Principalmente em ano eleitoral, a classe política precisa passar a ideia de que é comprometida com alguns valores: com o interior, com a cultura, com o desenvolvimento turístico”, avaliou.

De acordo com o analista, a visibilidade de Parintins oferece uma oportunidade para que a classe política possa demonstrar que apoia as causas culturais. “Parintins é o melhor holofote para isso; enquanto cada município tem sua própria festa, Parintins nos últimos anos ganhou uma notoriedade ímpar e a classe política quer mostrar que está do lado da cultura, do folclore e do desenvolvimento do interior”, disse.

Ainda segundo ele, a ida dos pré-candidatos a Parintins não impede que os mesmos possam encontrar outros políticos para tratar de acordos para o pleito.

“Nada impede que um encontro entre alguns políticos resulte em decisões eleitorais visando as eleições de outubro; isso não está descartado. Uma das possibilidades é essa, mas ao mesmo tempo mostrando para a população que está apoiando a cultura”, disse.

Leia mais: Iniciativa Verde: TCE-AM integra portos de Manaus e Parintins para campanha de conscientização ambiental

___
Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -