Nesse domingo (19), uma “tentativa de golpe de Estado” na República Democrática do Congo foi frustrada, de acordo com o porta-voz das Forças Armadas do Congo. De acordo com ele, a tentativa de golpe ocorreu em Kinshasa, na qual participaram “estrangeiros e congoleses”.
“As forças de defesa e segurança cortaram pela raiz uma tentativa de golpe de Estado. Nesta tentativa participaram estrangeiros e congoleses” que foram “todos neutralizados, incluindo seu líder”, declarou o general Sylvain Ekenge em uma breve mensagem na televisão nacional.
Ver essa foto no Instagram
A declaração do general em rede nacional ocorreu pouco tempo depois de um ataque à residência do ministro da Economia, Vital Kamerhe, no bairro de Gombe, perto do Palácio da Nação onde ficam os gabinetes do presidente Félix Thsisekedi.
Através do X, o embaixador japonês em Kinshasa, Hidetoshi Ogawa, relatou o ataque. “Houve um ataque armado nesta manhã na casa do ministro da Economia. Kamerhe não ficou ferido […] dois policiais e um agressor foram mortos, segundo diversas fontes”, disse.
A embaixada francesa relatou “tiros de armas automáticas” no bairro e pediu aos seus cidadãos que evitassem a área.
*Com informações do Uol
Leia mais: Sob protestos de sindicatos, Câmara da Argentina aprova reforma econômica de Milei