Nesta terça-feira (23), o ministro Mauro Campbell Marques foi escolhido como novo corregedor nacional de Justiça do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Natural de Manaus, ele tomará posse a partir de agosto, após o fim do mandato do ministro Luis Felipe Salomão.
A indicação ao cargo do amazonense será submetida à apreciação do Senado Federal. Após a aprovação, a nomeação do ministro será feita pelo presidente Lula (PT).
Campbell foi indicado ao Superior Tribunal de Justiça pelo presidente Lula, no segundo mandato, em 2008. Atualmente, ele integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma da Corte.
A eleição ocorreu através de uma sessão, onde também foram escolhidos o presidente do Superior Tribunal de Justiça, sendo eleito Herman Benjamin, para ocupar o cargo até 2026. O vice será o ministro Luis Felipe Salomão.
Benjamin e Salomão assumem os postos, respectivamente, nos lugares dos ministros Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes, que deixarão os cargos em agosto.
Quem é Mauro Campbell?
Mauro Campbell tem 60 anos, é natural de Manaus (AM) e está no STJ desde 2008, quando foi nomeado por Lula. Antes, foi membro do Ministério Público — foi nomeado quando era procurador-geral de Justiça do MP-AM.
Ainda em solo amazonense, foi Promotor e procurador de Justiça do MP-AM (1987-2008); Secretário de Controle Interno, Ética e Transparência (2004); de Segurança Pública (1993-1995); e de Justiça (1991-1993).
Leia mais: Carla Zambelli e hacker são denunciados pela PGR por invasão ao sistema do CNJ
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.