Após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Isaac Tayah (DC) foi empossado vereador na CMM (Câmara Municipal de Manaus). A corte realizou a retotalização dos votos e emitiu o certificado de diplomação do médico, que volta ao parlamento municipal após uma luta judicial contra o Partido Trabalhista Cristão (PTC), atual Agir, em relação à fraude de cota de gênero no pleito de 2020.
Ele assume a cadeira de Peixoto, cuja saída foi publicada nesta quinta-feira (4). A cerimônia de diplomação ocorreu durante a tarde, na sala da presidência da CMM, junto também ao vereador Caio André (Podemos).
Ver esta publicação no Instagram
Conforme noticiou O Convergente, a ação de recurso foi movida pelo ex-vereador Isaac Tayah, que denunciou a sigla por manipulação da cota eleitoral de gênero nas eleições municipais de 2020. Na época, 30% das candidaturas femininas foram consideradas como candidaturas laranjas.
Cassação de Peixoto
O vereador Antônio Peixoto (Agir), antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), teve o mandato cassado após julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) no dia 12 de março, por 5 votos a 1 da maioria dos votos da Corte eleitoral.
A ação de recurso foi movida pelo ex-vereador Issac Tayah (DC), que denunciou a sigla por manipulação da cota eleitoral de gênero nas eleições municipais de 2020. Na época, 30% das candidaturas femininas foram destinadas, consideradas como candidaturas laranjas. A relatoria foi do Juiz Fabrício Marques.
Foto: Reprodução/Vídeo/Instagram/@camaramunicipalmanaus
Acompanhe também:
A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) está sob novo comando. A pasta deixa de ser dirigida por Israel Conte, que recentemente precisou prestar esclarecimentos aos vereadores de Manaus sob um vídeo de suposta propina dentro do prédio do órgão. Conforme informações de bastidores, o novo secretário deve ser o publicitário Jack Serafim.
Leia mais: Em meio a polêmica de suposta propina, Israel Conte deixa o comando da Semcom
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.