A definição sobre o representante do PL na disputa pela prefeitura de Manaus nas eleições deste ano poderá ter uma decisão crucial nesta terça-feira (19). Bolsonaro (PL) vai se reunir com Alfredo Nascimento, presidente do PL Amazonas, e o presidente do PL Manaus, deputado federal Capitão Alberto Neto, em Brasília (DF). A reunião crucial pode ser a contrapartida que decidirá quem será o representante da sigla no pleito, conforme informação da Rede Onda Digital.
O militar já havia declarado que é pré-candidato à prefeitura e tem aparecido na última pesquisa do Instituto Pontual na 3ª colocação, com 8,7% das intenções de voto dos manauaras, conforme noticiado pelo O Convergente no dia 2 de março. Na ocasião, o parlamentar inclusive reforçou o apoio dos eleitores de Manaus em seu perfil no Instagram, afirmando que a “direita está unida e mais forte em Manaus”, e reiterou que vem para disputar o pleito em outubro.
“Sou pré-candidato do Bolsonaro com um compromisso claro: vencer em 2024, para consolidar nossa posição e fortalecer ainda mais a direita rumo a 2026”, disse o parlamentar e capitão da PMAM.
Ver esta publicação no Instagram
Neto é a “menina dos olhos” do ex-presidente Bolsonaro e uma das principais lideranças da sigla no Amazonas, inclusive, foi o estado onde Bolsonaro foi mais votado nas eleições de 2022 para presidente. Segundo fontes de bastidores, o deputado federal tem resistido a ser o cabeça de chapa nessas eleições. Por enquanto, a decisão precisa ser intermediada pelo ex-senador Alfredo Nascimento, que comanda o PL no estado.
Neste domingo (17), o representante do Amazonas na Câmara Federal postou um vídeo que demonstra uma ligação muito forte com Bolsonaro e descreveu na legenda: “Preparem-se! Manaus-AM loading… Vamos”, postou Neto no Instagram.
Ver esta publicação no Instagram
Outro ponto é a questão das especulações sobre David Almeida na sigla. Esse fato tem causado desconforto em Menezes, que inicialmente tinha a composição da chapa puro-sangue, sendo vice de Alberto na eleição vindoura. Menezes até então segue indefinido e tem conversado com cinco potenciais partidos. O ex-superintendente da Suframa deve tomar sua decisão também nesta semana.
O Convergente entrou em contato com Alberto Neto, Alfredo Nascimento e Coronel Menezes. A assessoria do deputado federal informou que, até o momento, não tem informação oficial sobre a reunião, enquanto a comunicação do PL e Alfredo Nascimento não encaminhou resposta. Sobre essa demanda, a equipe de Menezes informou que, nesta semana, o ex-militar deve viajar para Brasília, onde de fato deve saber como fica seu futuro político em Manaus.
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Lava Jato completa 10 anos com delações apontadas como pontos frágeis da operação