Pela primeira vez desde o início das eleições primárias republicanas, o ex-presidente dos Estados Unidos foi derrotado pela candidata Nikki Haley, nesse final de semana. A ex-embaixadora dos EUA na ONU se tornou a primeira mulher a vencer uma primária republicana na história do país.
Mesmo com a derrota, Donald Trump ainda possui uma enorme vantagem sobre a concorrente. O ex-presidente ainda é o favorito para enfrentar Joe Biden nas eleições americanas, em novembro.
Nikki Haley receberá os 19 delegados republicanos, que estavam em disputa na capital dos EUA, Washington, e somará 43 delegados em nível nacional. A essa altura, Haley está sob grande desvantagem, uma vez que Donald Trump possui 247 delegados.
Após a vitória da concorrente, a campanha de Trump reagiu chamando Nikki Haley de “rainha do pântano”. “Apesar de Nikki ter sido rejeitada pelo resto da América, acabou de ser coroada rainha do pântano pelos lobistas e membros de DC que querem proteger o status quo falhado. O pântano reclamou a sua rainha”, disse Karoline Leavitt, secretária de imprensa da campanha.
Até a última eleição primária, Trump havia dominado todas as primárias estaduais na campanha republicana. De acordo com a imprensa americana, ele está pronto para ganhar mais delegados ainda esta semana, na denominada “Super Terça-feira”, quando os 15 estados e um território dos EUA nomearão o seu candidato, totalizando 874 delegados.
O partido republicano possui 2.429 delegados, com isso, Donald Trump precisa ganhar 1.215 delegados para garantir a nomeação e disputar a presidência do país.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais: Trump anuncia controle rígido na imigração após ofensivas do Hamas, caso seja eleito
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.