Uma bancada de candidatura coletiva composta por cinco mulheres negras pretende disputar o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 2024. Michelle Andrews, Val Fontes, Marklize Siqueira, Alessandrine Silva e Patrícia Andrade, que compõem a bancada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), apresentarão propostas de governo no início de março em Brasília (DF).
Michelle Andrews é uma das integrantes do grupo político. Entre as pautas que apresentará na Conferência Nacional de Cultura, de 4 a 8 de março, estão questões políticas e sociais voltadas para as mulheres.
“Temos interesse em colaborar uma série de pautas relacionadas a gêneros, didáticas politicas e soluções para que a população se aproxime mais do parlamento’, afirmou a produtora cultural e estudante de Direito.
“Depois de tentar emplacar o primeiro mandato nas eleições de 2022 na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) como mandato coletivo, a Bancada das Minas busca chegar até a CMM. Michele teve um bom retorno nas urnas na última eleição municipal em 2020, alcançando 7.662 votos.
Ela foi a quinta mulher mais votada de Manaus. Não ocupou uma cadeira no parlamento municipal porque o PC do B não atingiu o quociente eleitoral.
Em diversas áreas de atuação, as cinco ativistas que atuam na capital e nas regiões ribeirinhas do Amazonas destacam-se por suas principais causas: empoderamento das mulheres, promoção dos direitos humanos, valorização da cultura, educação, promoção da diversidade, defesa dos direitos das mães e crianças, sustentabilidade, e apoio às comunidades e povos ribeirinhos.
A bancada coletiva de mulheres negras ainda deve se reunir com o partido para discutir as tratativas do novo formato, que terá muito mais a participação dos movimentos sociais. Posteriormente, disputarão uma vaga no legislativo municipal.
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.