O vereador Genilson Costa (Solidariedade), presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, e mais oito pessoas foram denunciados à Justiça por suspeita de integrarem um esquema de tráfico de drogas em Roraima. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18).
De acordo com o Ministério Público de Roraima (MPRR), autor da acusação, o presidente da Câmara chegou a fazer negociações de drogas de dentro do próprio gabinete da Casa.
Em abril, a Polícia Federal deflagrou a Operação Tânatos, para desarticular a organização criminosa, que também tinha como alvo os denunciados. A denúncia foi oferecida à Justiça, na última sexta-feira (15), pela promotoria de Justiça Especializada em Crimes de Tráfico Ilícito de Drogas e Crimes Decorrentes de Organização Criminosa.
As investigações iniciaram em dezembro de 2020, quando um dos denunciados foi preso com mais de 50 kg de skunk, na entrada de Boa Vista. A carga do grupo de tráfico que foi encontrada em Boa Vista foi avaliada em cerca de R$ 5 milhões.
Em um dos diálogos que o MP teve acesso durante a investigação, um dos denunciados afirmou que R$ 1,5 milhão do montante do carregamento de droga seria destinado ao vereador Genilson “para ajudar na briga pela mesa”, que disputava a presidência da Casa na época.
Até o momento, o vereador e nem a Câmara Municipal se pronunciaram sobre o assunto.
____
Da Redação com informações do G1
Revisão textual: Vanessa Santos
Ilustração: Giulia Renata Melo