O defensor público Rafael Barbosa vai comandar a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM) no biênio 2024-2026. Ele foi escolhido pelo governador Wilson Lima como defensor público-geral, após análise da lista tríplice enviada ao chefe do executivo.
Rafael conquistou a maioria dos votos na eleição para o cargo de defensor público-geral do Amazonas. Ele obteve 58% da preferência entre defensoras e defensores que votaram no pleito.
A eleição para a Defensoria-Geral ocorreu na última sexta-feira (1), em todo o Amazonas, das 8h às 17h, de forma presencial e on-line. Entre os votantes, Rafael Barbosa recebeu 84 votos. Em segundo lugar, ficou a defensora Caroline Souza, com 59 votos, seguida de Messi Castro, com 46 votos.
Nas redes sociais, Rafael Barbosa comemorou a escolha do governador do Amazonas. “Não pensem que, só porque já tive a experiência de ser DPG entre os anos de 2016 e 2020 que não senti o frio na barriga e o entusiasmo de conversar e convencer cada um e cada uma, tanto na capital quanto no interior, a acreditarem em nossos projetos para o futuro da instituição e daqueles para quem trabalhamos: a população amazonense!. Honrarei cada voto de confiança depositado.”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
A composição do eleitorado é feita pelos próprios defensores públicos de carreira. Ao todo, 144 defensores e defensoras estavam aptos a votar. Todos votaram, ou seja, não houve abstenção na eleição.
Conselho Superior
Além da votação para a Defensoria-geral, os defensores e defensoras também puderam escolher a nova composição do Conselho Superior da DPE-AM. Os eleitos foram:
Manuela Cantanhede Veiga Antunes
Eduardo César Rabello Ituassú
Thiago Nobre Rosas
Larisse Silva Oliveira
Gabriel Herzog Kehde
Inácio de Araújo Navarro
Murilo Rodrigues Breda
Renata Visco de Almeida
Leia mais: Defensoria Pública do AM pede intervenção federal devido às queimadas ilegais
___
Da Redação
Revisão textual: Vanessa Santos
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.