33.3 C
Manaus
domingo, novembro 24, 2024

ALE-RR solicita presença da secretária de saúde para reunião sobre execução de emendas na saúde

A reunião é presidida pela deputada Catarina Guerra (União), que é presidente da Comissão de Orçamento

Por

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou na terça-feira 2/9, durante sessão ordinária três requerimentos, dentre eles o requerimento nº 94/2023, de autoria da Mesa Diretora, assinado por 16 deputados, que convoca a secretária de Saúde, Cecilia Smith Lorenzon, para comparecer, nesta quarta-feira (27), após a sessão ordinária, na sala de reuniões da Mesa Diretora, com o objetivo de tratar da execução das emendas parlamentares no âmbito da saúde.

A reunião é presidida pela deputada Catarina Guerra (União), que é presidente da Comissão de Orçamento. “É importante a presença dos deputados nesta reunião. Teremos a possibilidade, e eu falo muito claro, de não abrirmos mão, até porque está aprovado, é norma e dever do Executivo o cumprimento das devidas emendas alocadas durante o exercício, seja de bancada ou individual, pois estamos no término do exercício e a muitas emendas ainda não foi dado o devido andamento, em especial quando se fala da saúde”, disse o presidente da Casa, Soldado Sampaio.

Crise financeira

De acordo com o secretário da Fazenda Manoel Freitas, o Governo de Roraima estaria passando por uma crise financeira devido à arrecadação do ICMS, IPVA e ITCD estar em déficit, de janeiro a agosto de 2023. Ele ainda informou que o Estado possui uma dívida de mais de R$ 15 milhões por mês devido a empréstimos e precatórios feitos pelo governo.

O secretário de Estado do Planejamento Rafael Fraia ainda completou o argumento, afirmando que houve um aumento de quase 6% concedido aos servidores, o que ocasionou uma maior despesa com pessoal, a qual não estava prevista no orçamento de 2023, podendo levar a um atraso no pagamento dos servidores.

Por meio de nota, o Governo de Roraima se manifestou após o discurso do secretário da Fazenda e negou a crise. O comunicado continha frases que alfinetavam os secretários e exaltavam o governador cassado Antônio Denarium.

“A Secretaria Estadual de Comunicação vem a público tranquilizar os servidores públicos estaduais sobre uma matéria veiculada na imprensa que trata de um possível atraso de pagamento do salário dos servidores. Em primeiro lugar, o servidor público é prioridade absoluta do governo Antônio Denarium, que em 4 anos e meio fez o que ninguém havia feito por esse estado”, informou o comunicado do governo.

Leia mais: Após rumores de crise econômica, Denarium pretende gastar quase R$ 12 milhões para organizar Feira Agropecuária

__

Por July Barbosa

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -