31.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Educação do Amazonas ganha novos programas para melhoria do ensino público

Com a presença do ministro da Educação, o governador Wilson Lima lançou o programa Amazonas + Alfabetizado, além de anunciar novos projetos para o ensino no Estado

Por

Com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, foi lançado o programa “Amazonas + Alfabetizado”, nesta terça-feira (22), pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. Além do projeto do governo, o evento também foi marcado pela assinatura dos programas Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Escola em Tempo Integral, do Governo Federal.

Além do ministro e do governador, também estiveram presentes o senador Omar Aziz e outros políticos do Amazonas, que acompanharam de perto o lançamento do programa.

Em discurso, o governador Wilson Lima destacou que o Governo do Amazonas tem trabalhado para elevar a educação pública do Estado.

“Muitas das coisas que eu aprendi foi na marra, então eu acredito no ensino público […] Temos trabalhado para que a educação no Amazonas ocupe outro patamar. É por isso que estamos aqui hoje assumindo o compromisso com a alfabetização”, pontuou.

Uma das partes do programa “Amazonas + Alfabetizado” são as obras da educação que serão retomadas. Conforme mostrado pelo Ministério da Educação, o Estado possui 196 obras inacabadas ou paralisadas, dentre essas, 55 obras que estavam pausadas nos municípios já devem ser iniciadas.

“Temos algumas dificuldades técnicas que são das prefeituras do interior, dificuldades com conectividade, a maioria dos municípios não tem acesso à internet. Estamos montando uma equipe técnica na Secretaria de Educação para que 100% das obras sinalizem que querem que sejam retomadas”, explicou Wilson Lima.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que 100% do Amazonas já aderiu ao Pacto Nacional de Alfabetização. “O Estado do Amazonas já tem um programa de alfabetização, mas não viemos substituir, viemos somar, tanto do ponto de vista técnico quanto do financeiro”, disse.

De acordo com ele, 244,2 milhões foram disponibilizados pelo Ministério da Educação para que os municípios do Amazonas possam retomar as obras da educação. Os prefeitos devem identificar as obras paralisadas e informar à pasta até o dia 10 de setembro de 2023. “Queremos garantir que toda criança seja alfabetizada”, enfatizou.

Além dos projetos lançados no evento desta terça-feira, o Governo do Amazonas firmou uma cooperação com as prefeituras do interior para implantar o “ICMS Educação”, que tem como objetivo o repasse de parcela do ICMS às cidades que apresentarem melhorias em índices educacionais.

__

Por Camila Duarte

Revisão textual: Vanessa Santos

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -