Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, voltou a criticar as declarações do presidente Lula (PT) sobre a guerra do país com a Rússia. As declarações foram feitas durante entrevista à agência de notícias EFE. Zelensky afirmou que as falas de Lula “não trazem paz” e demonstrou desconforto com a ausência de oposição de Lula à Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Zelensky iniciou a entrevista questionando: “Será que ele [Lula] acredita que sua sociedade [o Brasil] não entende completamente o que está acontecendo e que ele conta com isso?”. O presidente ucraniano se referia à fala de Lula sobre a guerra na qual afirmou que Ucrânia e Rússia dividem a culpa pelo conflito. O líder ucraniano disse que esperava de Lula “uma compreensão mais ampla do mundo”.
Lula voltou a se pronunciar sobre o conflito na semana passada e afirmou que não vê nem de Zelensky nem de Putin iniciativas para parar a guerra. “A gente não tem ouvido nem de Zelensky nem do Putin a ideia de que vamos parar e vamos negociar. Por enquanto, os dois estão naquela fase de eu vou ganhar, eu vou ganhar, eu vou ganhar, eu vou ganhar, sabe? Enquanto isso, as pessoas estão morrendo”, disse Lula.
Embora as declarações de Zelensky tenham sido duras, ele afirmou que o Brasil é um país respeitado na comunidade internacional e que, segundo ele, hoje tem mais importância que a Rússia. “O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. As pessoas são respeitadas, sua visão, suas visões de mundo são respeitadas. Por que ele (Lula) precisa concordar com as narrativas do líder do estado (Putin), que não é diferente de nenhum colonizador?”, finalizou.
Brasil e Rússia fazem parte do Brics, um grupo de países emergentes que tem como objetivo a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto. Além dos dois países, Índia, China e África do Sul também integram o grupo.
Leia mais: Ucrânia e EUA negociam armas para combater a Rússia
—
Por Karina Garcia com informações CNN
Revisão Vanessa Santos
Ilustração: Giulia Renata Melo