Cristiano Zanin tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na manhã desta quinta-feira (3). Zanin ocupa a vaga deixada pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski. A cerimônia aconteceu no plenário do STF e contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente Lula e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara, Arthur Lira.
Zanin foi indicado ao cargo pelo presidente Lula e aprovado no Senado Federal com 58 votos a favor e 18 contrários no dia 21 de junho. Ministros do STF elogiaram o nome de Zanin para integrar o STF, mas a escolha foi criticada por opositores do governo Lula. Isso porque Zanin se tornou o principal advogado de Lula nas investigações da Lava Jato. Ele fazia parte da defesa quando foi feito o pedido de habeas corpus que resultou na anulação das condenações.
Ver essa foto no Instagram
O novo integrante do STF escolheu onze pessoas para serem seus auxiliares. Nove deles já atuaram com o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Zanin poderá ficar no Supremo até 2050, quando completa 75 anos e deverá se aposentar compulsoriamente.
O primeiro caso a ser julgado por Cristiano presencialmente é o que trata do juiz de garantias, que começou a ser analisado pelo STF no primeiro semestre deste ano. Referente a esse processo, até o momento, há apenas o voto de Luiz Fux, relator do caso, contra a obrigatoriedade da implementação. Zanin também participará do julgamento sobre a descriminalização das drogas para consumo próprio, que foi suspenso nesta quarta-feira (2) sem data para retomada.
Quem é Cristiano Zanin?
Cristiano Zanin se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Em 2004, fundou a Teixeira Zanin Martins Advogados, que funcionou até 2022. Também fundou, em 2018, o Lawfare Institute. Em julho de 2022, fundou a Zanin Martins Advogados com Valeska Zanin Martins, sua esposa. Foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).
Leia mais: STF retorna aos trabalhos com posse de Zanin e votação de pautas polêmicas
—
Por Karina Garcia com informações da CNN Brasil
Foto: Divulgação