Na próxima semana, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizará a apresentação de um novo sistema de tecnologia que será utilizado em suas sessões plenárias. Esse sistema incluirá ferramentas como o reconhecimento facial, que possibilitará o registro de presença dos 41 vereadores por meio de tablets.
Além disso, esses dispositivos auxiliarão nas votações, aprovação de projetos, apresentação de matérias e outras funcionalidades.
A princípio, o DGTI (Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação) da CMM conduz os testes, em parceria com a empresa desenvolvedora da plataforma para a Casa Legislativa.
Na última sexta-feira (28), o presidente da Casa, vereador Caio André (Podemos), e os demais parlamentares presentes receberam a apresentação de parte das funções e mudanças desenvolvidas para aprimorar o trabalho.
O presidente explicou que a implementação da nova tecnologia ocorrerá em duas fases distintas.
A primeira acontecerá no retorno das sessões, na próxima semana, e a segunda está prevista para o final do ano.
“Isso visa proporcionar principalmente uma maior transparência para quem acompanha as sessões plenárias, as votações, o andamento dos trabalhos aqui na Casa. Mas visa também levar a Câmara ao encontro das novas tecnologias existentes no mercado, dar mais celeridade, facilidade e funcionalidade para os trabalhos no plenário. Será de fundamental importância para que cada vereador consiga exercer o seu mandato e representar a população de Manaus da melhor forma possível”, considerou Caio André.
Novas ferramentas
A saber, além das funcionalidades com o uso dos tablets pelos vereadores, o painel do plenário Adriano Jorge também terá o sistema modificado. Com a mudança, o telão exibirá as imagens dos vereadores durante as próprias falas, marcação de tempo coordenada pelo presidente, detalhamento das matérias em fase em deliberação e aprovação, além de outros procedimentos que fazem parte do dia a dia das sessões plenárias.
Zuleinilson Portela, diretor do DGTI, pontuou que integrarão todos os sistemas da Câmara ao sistema do plenário. Através do tablet, os vereadores passam a acompanhar pareceres, votações das comissões, Projetos de Lei e proposições que serão votadas no plenário.
Além disso, eles receberão notificações em seus celulares sobre tudo o que ocorre nas comissões.
Em suma, A segunda fase de implementação da ferramenta será a integração do sistema da CMM ao plenário.
Leia mais: PSC se incorpora ao Podemos e terá Caio André em diretório municipal
_
Edição: Hector Santana, com informações da assessoria
Foto: Divulgação