Nesta terça-feira (25), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, estará em Manaus para formalizar a parceria com a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), através da assinatura do contrato de Gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). O evento ocorrerá às 9h, durante a 310ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
O representante do Governo do Amazonas no Conselho de Administração do CBA escolhido é Francisco Soares, que exerce a função de subcoordenador Setorial Jurídico e de Relacionamento Institucional da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
A principal missão do CBA é impulsionar a economia verde na região Amazônica, transformando a biodiversidade em crescimento econômico sustentável, o chamado Bionegócios. Até o momento, o centro estava sob a responsabilidade da Suframa, mas, no momento, está passando por uma reestruturação para se tornar um ponto focal de atração de investimentos.
Ademais, com essa transformação, o CBA deixará de ser apenas um centro de pesquisa e se tornará capaz de captar recursos para financiar projetos que promovam a produção, distribuição e consumo de bens e serviços provenientes dos recursos da sociobiodiversidade, favorecendo a economia do estado.
Em suma, a FUEA foi a instituição selecionada entre outras duas entidades por meio de um processo seletivo.
Leia mais: Alckmin anuncia investimento de R$ 1,6 bi na Zona Franca de Manaus
_
Texto: Hector Santana
Revisão: Vanessa Santos
Foto: Divulgação