31.3 C
Manaus
quinta-feira, outubro 17, 2024

Projeto de Lei deve priorizar atendimento aos doadores com tipagem sanguínea rara

O PL já passou pela aprovação dos deputados estaduais, e agora segue para sanção governamental

Por

Um dos projetos de lei de Roberto Cidade visa priorizar o atendimento aos doadores que possuem tipagem sanguínea rara. O PL já passou pela aprovação dos deputados estaduais, e agora segue para sanção governamental.

“Atualmente, tanto doadores convocados pelo banco de sangue quanto os doadores convencionais enfrentam a mesma fila de espera até que chegue sua vez de doar. Mas, esses doadores de sangue raro ou fenotipados são convocados para transfusões urgentes e, por isso, precisam ser prioridades no atendimento. O objetivo não é privilegiar um em contraposição a outro, mas sim garantir a vida do cidadão, porque na saúde, um minuto faz a diferença”, reforçou Cidade.

Veja outras leis de Roberto Cidade

Além desse projeto de lei voltado aos doadores de sangue, existem outros voltados para a atenção às pessoas com deficiência, saúde, geração de emprego, renda e direitos humanos.

O Governo do Estado sancionou recentemente um conjunto de sete leis propostas por ele, com o objetivo de promover melhorias para centenas de amazonenses.

A lei nº 6.259/2023 é uma dela pois busca garantir direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de agora, os estabelecimentos do Amazonas são obrigados a incluir o símbolo mundial de conscientização sobre o TEA nas placas de atendimento prioritários.

A lei também determina que seja incluída além disso sinalização nas placas indicativas de vagas preferenciais reservadas a Pessoas com Deficiência (PCDs).

“Nosso intuito é e sempre será fortalecer essa causa e apoiar as pessoas com TEA. A partir de agora, os estabelecimentos do Amazonas ficam obrigados a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como nas placas indicativas de vagas preferenciais reservadas a PCDs. Esse é um tema que nos sensibiliza e que tem toda atenção do nosso mandato.”, destaca o presidente da Aleam

 

Por Tatiana Nascimento, com informações da assessoria 

Foto: Divulgação

Leia Mais: No município de Envira, supostas irregularidades em folha de pagamento de 2022 serão apuradas por TCE-AM

 

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -