O Diário Oficial da União (DOU) publicou, nesta quarta (5), o decreto de nomeação pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de Cristiano Zanin Martins para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.
A posse do novo ministro foi marcada para o dia 3 de agosto pela presidente do STF, ministra Rosa Weber.

Zanin foi indicado para o cargo pelo presidente da República no dia 1° de junho e aprovado pelo Senado Federal no dia 21 de junho, após sabatina, com 58 votos favoráveis e 18 contrários.
No dia seguinte à sua aprovação pelo Senado, ele foi recebido pela presidente do STF por cerca de 40 minutos. Após o encontro, reuniu-se com ministros da Corte e conversou com a cúpula administrativa do tribunal para obter detalhes sobre o funcionamento de seu gabinete.
Relembre a Sabatina do Cristiano Zanin
No dia 21 de junho, o Portal O Convergente publicou uma matéria sobre a sabatina do advogado Cristiano Zanin que iniciou a sessão com uma breve apresentação sobre sua trajetória e, logo em seguida, o seu discurso.
Após oito horas de sabatina, o advogado Cristiano Zanin foi aprovado. Com 21 votos a favor e 5 contra, a Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça bateu o martelo e deu por encerrada a sessão.
Brevemente no mesmo dia, os senadores aprovaram Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal.
Por Tatiana Nascimento
Revisora: Vanessa Souza
Foto: Divulgação
Leia Mais: Recorde: em um único dia, governo federal libera R$2,1 bilhões em emendas parlamentares