Pelo menos 58 mil alunos em 67 escolas de Manaus e do interior do Amazonas foram beneficiados com ações da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) por meio dos projetos “Aluno Ouvidor” e “Ouvidoria Estudantil”, tornando-se aptos a contribuir com as decisões de suas respectivas unidades escolares.
Os projetos ampliam o alcance do tribunal de contas, despertar o senso de fiscalização dos recursos públicos e promover a educação cidadã entre os jovens das escolas públicas em todo o estado. O projeto “Aluno Ouvidor” é direcionado aos alunos do ensino médio, enquanto o projeto “Ouvidoria Estudantil” é realizado com estudantes do ensino fundamental em Manaus.
Segundo o Ouvidor do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio Neto, por meio desses projetos, os estudantes passam a compreender o funcionamento da administração pública e têm a oportunidade de identificar problemas e sugerir soluções, pois possuem um olhar privilegiado sobre o cotidiano das escolas.
Ao todo, entre o final de 2022 e junho de 2023, foram alcançados 58.346 estudantes em 67 escolas em todo o estado.
Aluno Ouvidor
No âmbito do projeto “Aluno Ouvidor”, ações já foram realizadas em dezenove cidades, incluindo Iranduba, Manacapuru, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Beruri, Anamã, Rio Preto da Eva, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Parintins e Nhamundá. Mais dezesseis cidades receberão ações do projeto ainda este ano.
O projeto, que teve início em março de 2023 em Iranduba, é uma iniciativa da Ouvidoria do TCE-AM em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
A implementação do projeto ocorre por meio de grêmios estudantis, nos quais são selecionados alunos ouvidores, responsáveis por receber demandas e encaminhá-las à administração escolar, à Seduc e à Ouvidoria do TCE, sempre que necessário.
Leia mais: TCE AM prevê avaliar cerca de 130 portais de transparência
_
Edição: Hector Santana, com informações da assessoria
Foto: Divulgação