33.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

Mendonça votou contra o bloqueio de perfis ligados a Bolsonaro

Ele votou contra o bloqueio integral de perfis em redes sociais em desdobramentos de investigações do inquérito das fake news, que apura ataques ao STF e a ministros da Corte.

Por

Nesta sexta (23), o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra o bloqueio integral de perfis em redes sociais em desdobramentos de investigações do inquérito das fake news, que apura ataques ao STF e a ministros da Corte.

Mendonça apresentou o voto em um julgamento no plenário virtual do Supremo. No caso, os ministros analisam recurso do Facebook contra o bloqueio de perfis de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) determinado pelo ministro Alexandre de Moraes no inquérito.

De acordo com o ministro, o bloqueio deve ser de conteúdo específico, analisado caso a caso. Mendonça afirmou que a restrição não pode ser requisitada diretamente por comunicação da autoridade policial às plataformas digitais.

Ele também argumentou que nenhum direito é absoluto e que é preciso analisar a proporcionalidade e o efeito da restrição.

“Penso que as ordens de bloqueio total das contas em redes sociais de uma pessoa se afiguram desproporcionais e potencialmente violadoras da liberdade de expressão e da dignidade humana”, escreveu.

O ministro afirmou que o bloqueio integral dos perfis com alcance em postagens passadas e futuras indicam que não foram “atendidos suficientemente todos os subprincípios que, necessariamente conjugados, constituem a proporcionalidade em sentido amplo, particularmente o pressuposto da necessidade, ou exigibilidade, e o pressuposto da proporcionalidade em sentido estrito, ou justa medida”.

Por Tatiana Nascimento com informações do G1

Revisora Vanessa Souza

Foto: Divulgação

Leia mais : Ponte de concreto na PA-473 vai custar mais de R$ 11,2 milhões de reais dos cofres públicos paraenses

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -