25.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025

Wilson Lima diz que apenas traficantes e grileiros acessam internet da Starlink e cobra compromisso de Musk

De acordo com Wilson, até agora, apenas três escolas públicas do estado foram agraciadas com as antenas fornecidas gratuitamente

Por

O governador do Amazonas, Wilson Lima, demonstrou sua insatisfação com os investimentos realizados por Elon Musk na região da Amazônia Legal. De acordo com Wilson, até agora, apenas três escolas públicas do estado foram agraciadas com as antenas fornecidas gratuitamente pelos representantes da empresa Starlink. Essas antenas possibilitam o acesso à internet.

A informação foi passada pela Folha de São Paulo. Segundo o jornal, a fala aconteceu na coluna Painel, da Folha, durante reuniões com governadores da região norte em Cuiabá (Mato Grosso) na sexta-feira (16). Além disso, o governador afirmou que os equipamentos beneficiam principalmente pessoas envolvidas em atividades ilegais, como “traficantes, grileiros e criminosos.”

“A internet que ele começou a disponibilizar na Amazônia nunca esteve conectada às políticas públicas. Como resultado, traficantes, grileiros e criminosos têm acesso às antenas de Elon Musk, enquanto as comunidades mais simples do interior ficam excluídas”, disse Lima.

A Starlink chegou à Amazônia em maio de 2022, npo governo de Jair Bolsonaro (PL). Em parceria com o bilionário Elon Musk, Bolsonaro anunciou que levaria internet para 19 mil escolas brasileiras por meio da Starlink. Na ocasião, o governo federal anunciou a meta de conectar 100% das escolas públicas da região Norte até o fim de 2022. Porém, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mais de 5 mil escolas ainda estão sem internet na região.

A reportagem da Folha de São Paulo destaca, ainda, que onze kits de internet da Starlink foram apreendidos em áreas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, de acordo com o mais recente levantamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Leia mais: Em visita ao Brasil, Elon Musk falou em investimento para acesso à internet em 19 mil escolas brasileiras

__

Texto: Hector Santana

Foto: Marcus Reis

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -