27.3 C
Manaus
domingo, julho 7, 2024

Lula se reúne com a comissão europeia

Um dos temas que será tratado é meio ambiente, acordo Mercosul- União Europeia entre outros

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A reunião começou pouco depois das 13h.

Segundo o Itamaraty, durante a visita ao Brasil, ela deverá abordar temas como meio ambiente, acordo Mercosul-União Europeia, ciência e direitos humanos.

Segue o vídeo :

SOBRE O MERCOSUL

Foto: Divulgação

A viagem de von der Leyen ao país acontece três meses após a vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, ter se reunido em Brasília com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Na ocasião, Vestager afirmou ser preciso adotar medidas para “acelerar” a conclusão do acordo comercial entre Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia. O acordo é negociado desde 1999.

Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão.

Outras reuniões com o presidente Lula 

Nicolas Maduro, presidente da Venezuela afirmou, na segunda-feira (29), que o governo do seu país está “de portas abertas” para a retomada das relações com empresários brasileiros. “A Venezuela está preparada para que retomemos as nossas relações virtuosas junto a investidores e empresários brasileiros. A Venezuela está de portas abertas, com plenas garantias ao empresariado, para que voltemos ao tempo de investimentos e crescimento econômico”, disse Maduro em discurso após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O líder venezuelano defendeu “colaboração, cooperação conjunta que possa abranger a todas as áreas da economia, comércio, educação, saúde, cultura, agricultura”. “Hoje se abre uma nova época entre as relações de nossos países”, disse Nicolas Maduro, que também fez críticas à forma como as relações entre Brasil e Venezuela foram “fechadas” nos últimos anos por conta do governo Jair Bolsonaro, alinhado aos interesses do governo Donald Trump (2017-2021).

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -