25.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

TCE-AM suspende processo seletivo realizado pela Prefeitura de Anori

A identificação de possíveis irregularidades impactou na suspensão

Por

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Érico Desterro, suspendeu o processo seletivo realizado pela Prefeitura de Anori, devido a identificação de possíveis irregularidades na realização do processo seletivo simplificado, cujo objetivo era a contratação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

O caso ocorreu no mês de abril deste ano, sendo a medida cautelar publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) e disponível em doe.tce.am.gov.br. Na decisão, o conselheiro-presidente considerou que a realização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) consistia, exclusivamente, em análise documental para seleção dos candidatos a serem contratados.

Dessa forma, esse tipo de certame para a contratação vai contra a Lei n.º 11.350 de 2006, que prevê a realização de Processo Seletivo Público (PSP) com provas ou análise de títulos.

A análise da situação foi apontada em representação interposta pela Secretaria de Controle Externo (Secex) do TCE-AM que identificou as possíveis irregularidades. Além de considerar somente a análise documental, outra irregularidade apontada foi a previsão de vínculo temporário dos agentes, estipulada em seis meses no processo.

De acordo com a Lei n.º 11.350/2006, as contratações temporárias só podem ser feitas em casos de surtos epidêmicos, o que não foi demonstrado pela gestão municipal de Anori.

Mediante as situações apontadas, o presidente determinou a suspensão do Edital n.º 03/2023, impedindo qualquer contratação decorrente dele até que haja justificativa concreta sobre os fatos narrados.

Outro processo licitatório envolvendo a Prefeitura de Anori

Em maio de 2022, o auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alber Furtado, suspendeu o processo licitatório da Prefeitura de Anori, devido o descumprimento das normas vigentes as quais o Pregão n. º17/2022 solicitava.

A prefeitura não chegou a apresentar o edital de forma eletrônica, acarretando assim a falta de publicidade e impedimento à competitividade.

 

Por Tatiana Nascimento com informações do site do TCE AM

Revisora Vanessa Santos

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -