25.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

Senadora apresentará emenda que exclui o FCDF das restrições do Marco Fiscal

Senadora Tereza Cristina prepara, pelo menos, duas emendas para votação do novo marco fiscal

Por

A senadora líder do PP e da bancada do agro, Tereza Cristina (MS), prepara, pelo menos, duas emendas para votação do novo marco fiscal. Uma delas é justamente para excluir do texto o Fundo Constitucional do Distrito Federal. “É preciso que se entenda que o Fundo do Distrito Federal é para custeio e não pode ser comparado aos fundos para investimento. Não dá para mexer com o fundo do DF”, pretendendo logo apresentar a proposta.

O Fundo Constitucional do Distrito Federal poderá servir de exemplo para uma parte dos congressistas enviar um recado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa: ele pode muito, mas não pode tudo. Para isso, alguns planejam votar pela retirada do Fundo do arcabouço fiscal.

A inclusão do Fundo Constitucional do DF no texto do arcabouço fiscal é tida no Congresso como obra do ministro Rui Costa. Na última quinta-feira, a coluna Brasília-DF publicou nota sobre conversas do ministro com parlamentares, em que ele se referiu ao fundo do Distrito Federal como uma “vergonha” e, em algumas oportunidades, desafiou os políticos a darem algo semelhante ao governo baiano: “Dê um fundo desses para a Bahia e você vai ver o que a gente faz lá”.

Para evitar que o texto volte à Câmara, os senadores estudam se é possível retirar o fundo do DF da proposta e enviar o projeto à sanção, sem a necessidade de nova avaliação entre os deputados. Se for possível, ficará mais fácil preservar o Fundo Constitucional do Distrito Federal. Porém, embora a situação do governo seja mais tranquila no Senado, não há, ainda, segurança de que tudo será votado sem mudanças. É que, além do Fundo do DF, há outros temas caros aos parlamentares. A senadora Tereza Cristina trabalhará para deixar mais clara a ideia de que o governo precisa cumprir a lei. “Vou sugerir que o arcabouço esteja mais atrelado à Lei de Responsabilidade Fiscal. Deixar solto é perder a cultura de cumprir a lei e não podemos perder essa cultura”, explica a senadora.

Tereza é do mesmo partido da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Na última semana, Celina foi de gabinete em gabinete no Senado em apelo para que o fundo do DF fique fora do arcabouço. Segundo alguns técnicos da Casa, a vice-governadora só teve dificuldades entre os senadores da Bahia ligados a Rui Costa.

Leia mais: Investigação flagra movimentação de pacotes de dinheiro em suposto esquema com kits de robótica em Canapi

__

Por Redação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -