27.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 1, 2024

Joe Biden anuncia que vai concorrer à reeleição nos EUA

Presidente norte-americano concorrerá ao lado da atual vice-presidente, Kamala Harris. A candidatura dos dois foi oficialmente protocolada também nesta terça

Por

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira, 25/4, que vai concorrer à reeleição ao cargo em 2024. Com 80 anos, o presidente norte-americano lançou oficialmente sua campanha para o segundo mandato. Ele concorrerá ao lado da atual vice-presidente, Kamala Harris. A candidatura dos dois foi oficialmente protocolada também nesta terça.

O anúncio oficial foi feito por meio de um vídeo de três minutos divulgado pela Casa Branca nesta terça-feira, 25/4. Caso reeleito, Biden terá 86 anos ao final do segundo mandato.

Nele, Biden pede aos eleitores mais tempo para “terminar o trabalho” que começou e faz uma ofensiva aos republicanos, a quem acusa de “tentar cortar liberdades” como a Previdência Social, o direito ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O presidente norte-americano não mencionou o fato de ele ser um dos presidentes mais velhos da história do país – uma pesquisa desta semana mostrou que essa é uma das principais preocupações de eleitores com sua candidatura.

No anúncio oficial, o líder dos EUA disse ainda estar travando uma batalha pelo resgate da alma de seu país, um discurso que ele fez na primeira campanha, em 2020.

“Eu disse que estamos em uma batalha pela alma dos Estados Unidos, e ainda estamos nessa luta”, disse, no vídeo. “Mas, em todo o país, extremistas do Maga (Make America Great Again, em referência ao slogan lançado por Donald Trump em sua campanha em 2016) estão tentando cortar essas liberdades. Cortando a Previdência Social pela qual você pagou toda a sua vida, enquanto reduzem impostos dos mais ricos; ditando as decisões que as mulheres podem tomar sobre sua própria saúde; proibindo livros e dizendo às pessoas quem elas podem amar”.

Democratas divididos

A campanha de Biden à reeleição está dividindo os democratas do país. Cerca de metade deles é contra a reeleição, segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos realizada esta semana. Nela, 44% dos entrevistados democratas disseram que Biden não deveria concorrer a um segundo mandato.

Desde que assumiu o cargo em janeiro de 2021, Biden tem sido perseguido por uma inflação alta e baixos índices de aprovação. Apenas 41% dos entrevistados – incluindo 74% dos democratas e 10% dos republicanos – aprovaram seu desempenho como presidente.

Sua campanha de reeleição enfrenta o desafio de despertar entusiasmo entre os democratas para garantir que votem em novembro de 2024.

No entanto, poucas coisas unificaram os eleitores democratas como a perspectiva de Donald Trump voltar ao poder. Biden pode concorrer novamente com o ex-presidente Donald Trump, que já anunciou que vai se candidatar – mas Trump precisa passar pelas primárias do seu partido, o Republicano.

Leia mais: Omar Aziz comenta sobre a possibilidade de ser cotado para fazer parte da CPMI

 

Da Redação com informações g1

Foto: Rebecca Cook / Reuters

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -