Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) dessa terça-feira, 28/3, deputados aprovaram pedidos de informações sobre a aplicação dos recursos públicos pela gestão da Secretaria de Saúde (Sesau). A aprovação do requerimento pode marcar uma “quebra de força” entre o governador do Estado, Antonio Denarium (PP) com o Parlamento Estadual, assim como foi na legislatura anterior.
Um dos parlamentares que vem se mostrando como “opositor” de Denarium na ALE-RR é o deputado Armando Neto (PL), que cumpre o primeiro mandato na Casa Legislativa. O parlamentar é autor de dois pedidos de informações sobre o atual Governo.
O primeiro deles foi encaminhado à Secretaria da Casa Civil e aborda questionamentos sobre a sanção administrativa aplicada à empresa “Meio-Dia Refeições Industriais”, empresa alvo de diversas denúncias e que mantém contrato milionário com o Governo.
Já o segundo, pede informações sobre quais providências foram tomadas pela Sesau em relação às denúncias sobre a má qualidade na comida entregue aos pacientes e profissionais que atuam nas unidades de saúde.
“Nesse pedido, solicito ao Governo que nos explique por que não houve aplicação da penalidade para essa empresa, tendo em vista que ela não vinha prestando serviço de qualidade. Dessa forma, acredito que possamos dar uma resposta à sociedade que tanto clama pela lisura dos recursos públicos”, declarou Neto.
Mais pedidos de informações
Há, ainda, o Pedido de Informação Nº 7 de 2023, de autoria do deputado Jorge Everton (União Brasil), que solicita explicações sobre o recebimento dos recursos e execução de emendas referentes às reformas, construções ou ampliações de unidades de saúde de Roraima.
“Há informações que chegaram a esse Parlamento de que recursos federais de aproximadamente 36 milhões de reais teriam sido perdidos e não executados. Dessa forma, é necessário que essa informação seja fornecida oficialmente para que possamos descobrir o verdadeiro responsável pela não utilização desses recursos tão importantes para Roraima”, destacou o parlamentar.
O deputado Cláudio Cirurgião (UB) disse também que já foram feitas visitas nas unidades de saúde de Roraima e que alguns recursos foram “perdidos”.
“Nós visitamos a maternidade, que está em reforma, e foi dito explicitamente pelo secretário de Obras que os recursos destinados por parlamentares federais foram perdidos. Por isso, é fundamental que tenhamos esses esclarecimentos para tomarmos as devidas providências”, argumentou o deputado Cláudio Cirurgião (UB) a favor da proposição de Everton.
Leia mais: Roraima: PF realiza operação contra comércio de ouro ilegal
—
Da Redação
Foto: Divulgação
Revisão textual: Érica Moraes