26.3 C
Manaus
domingo, abril 6, 2025

Escolhido como ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida é considerado uma das principais referências nos debates raciais do país

Silvio Almeida foi anunciado nessa quinta-feira, 22/12, como o novo ministro dos Direitos Humanos do Brasil no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O paulista de 46 anos, já estava integrando a coordenação do grupo de trabalho na equipe de transição do governo eleito que discutiu o tema de direitos humano

Por

Jurista, advogado, professor, filósofo, escritor e considerado por muitos como uma das principais referências nos debates raciais do país. Esse é o perfil de Silvio Almeida, anunciado nessa quinta-feira, 22/12, como o novo ministro dos Direitos Humanos do Brasil no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O paulista de 46 anos, que já estava integrando a coordenação do grupo de trabalho na equipe de transição do governo eleito que discutiu o tema de Direitos Humanos, falou sobre a escolha em postagens feitas em suas redes sociais.

“Assumo com imensa honra e responsabilidade a tarefa que me foi atribuída pelo presidente. De servir ao meu país como Ministro dos Direitos Humanos. Teremos um enorme trabalho pela frente, mas carrego a esperança de que será possível trazer dignidade ao povo brasileiro”, escreveu Almeida.

Confira:

Antes de integrar o grupo, Almeida ficou conhecido por seu trabalho no movimento negro, em especial com seu livro ‘Racismo Estrutural’, lançado em 2019. Antes, já havia publicado a obra ‘O direito no jovem Lukács: A filosofia do direito em ‘história e consciência de classe’.

A escolha dele como ministro, segundo o presidente do Instituto Nacional Afro Origem Amazonas (Inaô-AM), o jurista Christian Rocha, tem além de tudo uma representatividade para aqueles que lutam pela causa.

“Precisamos de mais oportunidades em cargos importantes, como do trabalho, economia, e até Fazenda. Não pela cor da pele, mas pelo histórico de ativismo e de luta por um país melhor. Estamos contentes e esperançosos a comunidade negra está feliz. A pasta de direitos humanos, está além daquilo que estamos acostumados a abordar no dia a dia , porém a comunidade negra continua sendo a que sofre mais com tratamentos desumanos no Brasil”, disse Rocha ao salientar que o Inaô esteve presente no grupo de trabalho de transição da igualdade Racial, por meio da presidente Valneide Nascimento.

Perfil Silvio Almeida – Formado em direito pela Mackenzie, universidade em que se tornou professor permanente de Direito Político e Econômico, Almeida também passou pelos corredores da USP para fazer seu doutorado e pós-doutorado na área.

No Brasil, o advogado também leciona na FGV. Na área acadêmica, o brasileiro também foi professor visitante nas universidades de Duke e Columbia, ambas nos Estados Unidos.
Atualmente, além de professor, ele também ocupa o posto de presidente do Instituto Luiz Gama e do Centro de Estudos Brasileiros do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).

Racismo e futebol – O jurista é filho do ex-goleiro Barbosinha, que defendeu o Corinthians na década de 1960. Em 2020, em entrevista ao SporTV, falou sobre o racismo no futebol, e disse que o esporte pode ser uma arma antirracista.

No mesmo ano, Almeida foi entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura, e disse que o governo federal, na gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL), estaria “alinhando a um projeto de destruição do Brasil” e que a negação do racismo, principalmente no momento histórico em que vivemos, é um “reforço de posições racistas”.

O filósofo e escritor também já declarou acreditar que há uma dificuldade grande dentro do processo interno político de aceitar líderes negros e pautas raciais. “O fato de serem partidos que historicamente são sustentados por agendas que se enquadram dentro de reivindicações históricas do movimento negro não significa dizer que na sua organização interna eles vão reproduzir”, disse.

— —

Da Redação com informações da Carta Capital e UOL

Fotos: Divulgação / Capa: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -