29.3 C
Manaus
sábado, outubro 5, 2024

Presidente da Alemanha confirma participação na posse de Lula, após relação conturbada com Bolsonaro

Além de Brasília para posse de Lula, Frank-Walter Steinmeier anunciou que estará em Manaus. Steinmeier anunciou agenda no Brasil entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro

Por

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, irá participar da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontecerá na tarde do dia 1° de janeiro de 2023. Steinmeier anunciou agenda em solo brasileiro entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro, com visitas a Brasília e Manaus.

O Ministério das Relações Exteriores enviou, na quarta-feira, 30/11, a todos os chefes de Estado e de governo que o Brasil mantém relações o convite para a posse de Lula. Menos de 24 horas depois, a lista de confirmados conta com representantes de, ao menos 10 países.

A vinda do mandatário alemão é um contraponto à conturbada relação do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) com o país europeu, principalmente depois de o brasileiro receber uma parlamentar da extrema-direita alemã e neta de ministro de Adolf Hitler.

“Com a sua presença, o presidente [da Alemanha] saúda a mudança democrática de poder no maior país da América Latina e pretende impulsionar uma nova fase da parceria estratégica com o Brasil”, informou nota divulgada pela Embaixada da Alemanha.

Outros líderes confirmam presença – Nessa quinta-feira, 1°/12, o embaixador da Argentina, Daniel Scioli, esteve no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – sede do gabinete de transição -, em Brasília, para encontro com o presidente eleito. O objetivo foi confirmar a presença do presidente do país vizinho, Alberto Fernández, na posse.

Antes da posse, Lula terá encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, em Washington.

—–

Da Redação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -