30.3 C
Manaus
domingo, abril 6, 2025

Procurador de Justiça do MPSP lança livro com temas voltados à corrupção e respeito às instituições nos 200 anos de Independência do Brasil

Durante o evento, o procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Roberto Livianu, também criticou o fato das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil ter se tornado um comício político neste ano

Por

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) sediou, na manhã desta sexta-feira, 25/11, o evento “Novos Caminhos contra a Corrupção”, que contou com o lançamento do livro 200 anos de independência do Brasil: das margens do Ipiranga às margens da sociedade, do procurador de Justiça, Roberto Livianu, membro do Ministério Público de São Paulo e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (Inac).

O procurador e autor da obra falou ao Portal O Convergente sobre a importância do livro nesse momento conturbado em que o país passa em sua democracia, destacando que é necessário compreender todo esse período para planejar o futuro do país.

“O livro traz um conjunto de reflexões riquíssimas e ao meu ver, inédito ao mercado editorial, porque ele reúne visões a respeito da temática da educação, da saúde, do trabalho, do catolicismo, do racismo, das relações familiares, da violência contra a mulher, da industrialização, de todos esses temas tão caros, da corrupção, reunidos em um único livro, examinando esses 200 anos, desde a independência até hoje. Entender, diagnosticar e avaliar é extremamente importante para que nós possamos dissecar, compreender, interpretar e planejar o futuro. Quando você melhor interpreta e melhor avalia, você tem as melhores condições de planejar o futuro, e é isso que o livro pretende, fazer uma análise profunda”, disse Livianu.

Livianu também comentou sobre a escolha de Manaus para o lançamento de seu livro e da parceria com a Controladoria-Geral do Estado do Amazonas, comandada pelo controlador-geral, Otávio de Souza Gomes.

Debate – O lançamento contou ainda com uma mesa de debate composta por Livianu, o promotor do Ministério Público de Roraima (MP-RR), professor Márcio Rosa da Silva, coautor do livro assinado por Livianu, e a mediação da jornalista amazonense Paula Litaiff.

Na ocasião, foram debatidos temas relativos às manifestações antidemocráticas, que ocorrem em todo o país desde o término das eleições, em 30 de outubro, sobre as ameaças dos povos originários do país, comentado pelo professor Márcio Rosa, coautor no livro, que tocou na questão de mudança do uso de determinada linguagem, que se torna de certa forma preconceituosa com os indígenas.

Livianu também criticou o fato das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil ter se tornado um comício político neste ano.

Sobre a obra – O livro é uma coletânea de artigos críticos sobre o sistema político que rege o Brasil, desde a invasão portuguesa, e os impactos em diversas áreas da sociedade.

 

Da Redação

Fotos: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -