Mais de dezoito horas já se passaram desde a definição do resultado das eleições presidenciais realizada nesse domingo, 30/10, em que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vencedor da disputa e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou a respeito do resultado das urnas, sem qualquer tipo de manifestação, comentário, publicação nas redes sociais.
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) chegou a montar, na manhã desta segunda-feira, 31/10, uma estrutura para um possível pronunciamento ou coletiva de imprensa no Salão Leste do Palácio do Planalto – utilizado habitualmente para essa finalidade.
O púlpito usado especificamente apenas para falas do presidente – para uma pessoa apenas, e com um brasão da República Federativa do Brasil ao centro -, no entanto, não está posicionado. Foi preparada a mesa utilizada em coletivas ou pronunciamentos gerais, com cinco lugares preparados, normalmente ocupados por ministros, secretários e, inclusive, o presidente.
Não há, porém, nenhuma confirmação de que haverá fala de Bolsonaro e a montagem da estrutura no Salão Leste foi uma iniciativa apenas preventiva. A avaliação foi de que é melhor estar com tudo pronto, para caso haja necessidade em algum momento, do que montar tudo em cima da hora se o presidente resolver falar mais tarde.
Segundo apuração, os ministros da chamada ala política iniciaram logo na manhã desta segunda-feira uma operação política para convencer Bolsonaro a reconhecer a derrota.
No Planalto, Bolsonaro recebeu o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do Governo na Câmara, que entrou e saiu sem dar declarações à imprensa. A bandeira indicativa da presença do presidente da República segue hasteada no Palácio do Planalto desde a chegada do comboio presidencial.
O atual presidente da República chegou ao Palácio do Planalto por volta de 9h30 desta segunda, 31/10, após deixar o Palácio da Alvorada – residência oficial da presidência da República, em Brasília – onde se encontrava desde o domingo à tarde. Jair Bolsonaro acompanhou a apuração das urnas de casa, onde recebeu poucos aliados e se recolheu cedo. As luzes do Alvorada foram apagadas às 22h.
O resultado do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pouco antes das 20h deste domingo (30). O candidato à reeleição derrotado registrou uma votação acima de 58 milhões, o que representou 49,1% dos votos válidos.
—
Da Redação com informações da CNN
Foto: Reprodução