A partir desta quinta-feira, 6/10, o sinal 5G começa a ser implantado em Manaus, quando as empresas que adquiriram a faixa de 3,5 GHz, na licitação de 5G, no ano passado, iniciam o processo de licenciamento das estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel. Porém, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), afirma que o serviço será implantado de forma gradativa na cidade.
O conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, esclareceu que os processos de licenciamento estão sendo feitos pela Agência para emissão dos boletos bancários, que devem ocorrer a partir das 14h desta quinta, e quando os mesmos forem compensados as antenas poderão ser ativadas.
“As operadoras solicitam da Anatel a autorização para ligar as antenas, os processos são analisados e se tiverem todos em ordem, são emitidos boletos que serão pagos e assim que ocorrer a compensação, as empresas podem ligar essas antenas”, disse.
A Anatel informou que está realizando uma força-tarefa para atender as demandas em até 2 dias, mas que este procedimento é gradativo.
“É um processo gradativo que começa nesta quinta. Nem todas as solicitações dessas antenas serão analisadas no mesmo dia. Então levarão um tempo para que esses números de solicitações feitas pelas empresas sejam todas aprovadas”, enfatizou Moisés.
Habilitadas – A faixa de 3,5 GHz é a que proporciona as melhores experiências do 5G e as operadoras que estão habilitadas para começarem o processo de implantação do 5G em Manaus, Claro, Tim e Vivo, pontuaram que a capital amazonense já está preparada para receber os serviços do novo 5G.
A Claro disse que já está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G na capital amazonense, só aguarda a liberação oficial de uso do espectro pela Anatel e Grupo de Acompanhamento de Implantações das Soluções de Interferência (Gaispi). A operadora está pronta para disponibilizar a novidade em 18 bairros.
A Tim informa que está preparada para iniciar a operação comercial da rede 5G em Manaus, tão logo o uso da frequência de 3,5GHz seja liberado na cidade pela Anatel.
A Vivo também informou estar com a infraestrutura pronta para ativação do 5G da operadora na cidade e aguarda apenas a liberação da Agência Nacional de Telecomunicações. Inicialmente, a Vivo deve atender 12 bairros da capital com o serviço.
Ativação 5G – Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter, somadas, no mínimo 57 estações de 5G ativadas em Belém, 18 em Macapá, 84 em Manaus, 21 em Porto Velho e 15 em Rio Branco.
Até o momento, foram ativadas 5.275 estações 5G standalone nas capitais brasileiras, o dobro do mínimo estabelecido. Este total representa 5% das 93.159 estações do serviço móvel, de todas as tecnologias, ativadas no País.
Quem terá acesso – Para ter acesso à internet móvel 5G é necessário ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já estão habilitados e precisam também estar na área de cobertura do novo sinal.
—
Da Redação com informações da Anatel e G1
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil