Vários candidatos do Amazonas denunciaram que sofreram ataque de hacker em suas redes sociais. A maioria dos casos, envolvendo candidatos aos cargos de deputado federal e estadual nas eleições deste ano, teria, conforme as denúncias, ocorrido nas contas do Instagram. Contas fakes seguindo os perfis e comentários ofensivos foram citados pelos candidatos como parte do “esquema criminoso”.
Um dos candidatos que fez a denúncia foi o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil). O parlamentar concorre à reeleição no pleito deste ano.
“Nossa conta no Instagram foi atacada com o surgimento simultâneo de milhares de seguidores fakes, com o propósito de prejudicar o engajamento de nossas publicações. Repudiamos, veementemente, tais práticas que atentam contra o processo democrático, especialmente em canais de comunicação, importantes ferramentas para a disseminação de propostas, ideias e opiniões. Estamos acionando nossa equipe jurídica para tomar as providências cabíveis”, afirmou Cidade.
Confira:
O vereador e candidato a uma das vagas na Câmara dos Deputados, Rodrigo Guedes (PSC), também disse ter sofrido o ataque.
“Sofri um ataque hacker. Estão aparecendo centenas de seguidores fakes. Isso desestabiliza minha página e tira o alcance das minhas publicações porque o Instagram entende que tô burlando! Bandidos, criminosos! Tudo isso é medo da nossa candidatura!!”, disse o parlamentar em sua conta no Twitter.
Confira:
Na mesma rede social o vereador Amom Mandel (Cidadania), que também concorre ao cargo de deputado federal nas eleições deste ano, citou o ocorrido em sua rede social.
“Dezenas de milhares de contas falsas estão nos seguindo nas últimas horas no Instagram como forma de SPAM e prejudicando nossas ações de ativismo político, denúncias e interação com o público. @instagram e @facebook parabéns pelo suporte inexistente”, lamentou o candidato.
Confira:
Onda de ataque – vários outros candidatos no pleito deste ano também afirmam ter sofrido o ataque. Alguns com mandado em vigência e outros com “nome de peso” no cenário político do Estado.
A deputada e candidata a reeleição Joana Darc (União Brasil), ao falar do ataque em sua conta, disse que tentaram derrubar sua página no Instagram e que alguém do meio político seria o responsável pelo ataque.
“Infelizmente a gente teve que dá uma pausa na nossa campanha, no corpo a corpo, porque estou sofrendo ataques nas minhas redes sociais. Pessoas tentando tomar a nossa conta, pessoas usando varias contas fakes para tentar derrubar os nossos canais de comunicação. Eu sei que quem está tentando fazer isso, está fazendo para nos prejudicar, para querer, de certa forma, impedir nosso trabalho. Eu não tenho dúvidas que é alguém do ramo da política que com certeza será descoberto, porque a gente já está fazendo essa investigação e cuidando de tudo”, afirmou a candidata.
Confira:
O deputado estadual e candidato à Câmara Federal, Saullo Vianna ( União Brasil) também denunciou o caso.
“Assim como muitos colegas candidatos, minhas redes sociais também foram atacadas por hackers, prejudicando nosso trabalho nas plataformas online. Por isso, vou restringir meu perfil temporariamente como medida de segurança para evitar prejuízos em nossa campanha”, afirmou o candidato.
Confira:
Além de Roberto Cidade, Rodrigo Guedes, Amom Mandel, Joana Darc e Saullo Vianna, a conta do ex-prefeito de Coari, Adail Filho( Republicanos), que concorre ao cargo de deputado federal também foi atacada.
A deputada estadual e candidata a reeleição Mayara Pinheiro ( Republicanos), o deputado e também candidato à reeleição, Tony Medeiros ( PL), o vereador e candidato a vaga de deputado federal, Diego Afonso (União Brasil), o deputado estadual e candidato a reeleição, Wilker Barreto ( Cidadania), e o candidato a deputado federal, Alfredo Nascimento (PL), também denunciaram os ataques dos hackes em suas redes.
Confira:
— —
Por Izabel Guedes
Fotos: Divulgação/ Ilustração: Marcus Reis