26.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

‘A tendência que se observa hoje é que o eleitor está em movimentação’, diz Eric Lima ao falar sobre pesquisa eleitoral do Instituto Pontual

Limitação de Amazonino Mendes e o crescimento de Wilson Lima no interior do Estado foram alguns dos pontos destacados pelo pesquisador e diretor do Instituto Pontual, Eric Lima, durante a entrevista ao programa Fiscaliza Geral - Onda Digital, nessa segunda-feira, 5/9. O reflexo das eleições majoritárias nas próximas eleições municipais também foi analisado pelo especialista na entrevista

Por

O crescimento do governador e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), no interior do Estado, a limitação de Amazonino Mendes (Cidadania) e o cenário para o segundo turno das eleições deste ano, foram alguns dos pontos destacados pelo pesquisador e diretor do Instituto Pontual, Eric Lima, durante entrevista ao programa Fiscaliza Geral – Onda Digital, nessa segunda-feira, 5/9.

Na entrevista, Lima destacou vários pontos da pesquisa do Instituto Pontual, divulgada no domingo, 4/9. O Instituto divulgou o cenário eleitoral para o cargo de governador do Amazonas e Senado para as Eleições de 2022.

Um dos destaques apontados pelo pesquisador foi à avaliação identificada na pesquisa quanto ao cenário para o segundo turno das eleições.

“De acordo com os nossos números quem vai disputar o segundo turno das eleições é o candidato à reeleição Wilson lima com o candidato Amazonino Mendes. Mas o plano de fundo disso é uma reedição da disputa de 2018. Só que eles estavam em lugares diferentes. O Amazonino era o governador e o Wilson não era”, destacou ao falar ainda sobre o crescimento do atual governador no interior o Estado.

“O principal dado que a gente encontrou foi o governador Wilson Lima ultrapassando a primeira colocação. Lembrando que é uma eleição de dois turnos. De todos os candidatos, dois passam para o segundo turno. E ele passa a liderança da eleição. Se você olhar o desempenho do Wilson Lima na pesquisa, na capital ele está em segunda colocação. Mas quando olha o interior do Estado, ele sobe no interior”, destacou o pesquisador ao falar que devido a isso, Wilson Lima passa a liderar as intenções de voto no processo eleitoral.

Um dos pontos favoráveis a o atual govenador nesse cenário, conforme a avaliação do pesquisador é o fato de Lima está fazendo intensamente campanha no interior. Coisa, que o principal adversário, Amazonino Mendes, não tem feito devido a “visível limitação” que esta tendo nessas eleições.

“Essa limitação de movimentação do candidato Amazonino Mendes é visível. E isso contribui significamente de maneira negativa para a sua eleição. Até porque você tem o atual governador do Estado muito forte, faz dois municípios em um dia. Ai você tem ali o candidato Eduardo Braga que também esta fazendo interior. Mas o candidato Amazonino Mendes com essa limitação não consegue fazer de forma presencial”, avaliou o pesquisador ao citar o que pode ter contribuído com o crescimento das intenções de voto para o atual governador no interior do Estado.

Outras avaliações – O reflexo do resultado dessas eleições, conforme a análise da pesquisa, também vai, segundo o pesquisador, influenciar no resultado e na disputa para a Prefeitura de Manaus nas próximas eleições municipais.

“Existe uma outra leitura que vamos ter que apontar aqui. Daqui há dois anos vamos ter briga pela Prefeitura de Manaus. se você prestar atenção, você tem o candidato Wilson Lima que está indo para o último mandato, se for reeleito. Você tem o candidato Amazonino Mendes, que dificilmente deva disputar outra eleição. Aí você tem o Braga que esta no Senado, que pode ou não disputar a Prefeitura de Manaus, e uma lista de outros nomes. Mas muitos estão tirando o máximo do seu desempenho para disputar a Prefeitura de Manaus”, avaliou.

De um modo geral, no cenário eleitoral deste ano, o pesquisador ressaltou que ainda está muito cedo para dizer quem vai ou não ganhar as eleições.

“De maneira isenta, de acordo com números e baseado em dados estatísticos, nós estamos em movimento na eleição. Então isso abre uma pergunta, até onde os números vão mudar? É por isso que você dizer os números finais ainda está muito cedo. Então de acordo com os números, a tendência que se observa hoje é que o eleitor está em movimentação e os números ainda vão mudar até o dia da eleição”, opinou o especialista.

PesquisaDe acordo com o estudo, divulgado pelo Instituto Pontual no domingo, 4/9, o candidato à reeleição, o governador Wilson Lima (União Brasil), alcança 32,7% das intenções de voto, seguido por Amazonino Mendes (Cidadania) com 26,5%. Em terceiro colocado, Eduardo Braga (MDB) com 14,9%.

Na quarta colocação, aparece Ricardo Nicolau (Solidariedade), que obteve 3,5%, seguido por Carol Braz (PDT) com 2,3%, e Henrique Oliveira (Podemos) com 1,5%. Os últimos colocados da pesquisa foram Nair Blair (Agir) com 0,9%, e Dr. Israel Tuyuka (PSol) com 0,7%.

Conforme o Instituto, para o Senado Federal o candidato Omar Aziz (PSD) obteve 28,4% das intenções de voto, ultrapassando Arthur Neto (PSDB), que obteve 25,4%. Na terceira colocação ficou o candidato Coronel Menezes (PL) que obteve 12,1% da preferência do eleitorado.

Luiz Castro (PDT) apareceu com 4,5%; Marília Freire (PSOL) com 3,3%, Pastor Peter (Agir) com 1%, e Bessa (SD) está com 0,6%.

— —

Da Redação

Foto: Reprodução Onda Digital

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -