Na noite dessa quinta-feira, 1º/9, a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi vítima de um ataque a tiro, em Buenos Aires. De acordo com a Polícia Federal Argentina, um homem brasileiro, identificado como Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos, foi detido. Ele é apontado pela polícia como o autor da tentativa de disparo.
Vídeos das pessoas que estavam próximo à aglomeração ao redor da vice-presidente flagraram o momento em que um homem aponta a arma para a cabeça de Cristina e atira. Ela chega a levar as mãos para a cabeça, mas a arma falha.
Segundo o presidente da Argentina Alberto Fernández, a pistola 380, tinha cinco projéteis e não disparou apesar de ter sido acionada.
Centenas de pessoas se reuniram próximo da casa de Cristina para demonstrar apoio. A vice-presidente está em meio a um julgamento por corrupção.
Fernández declarou feriado nacional em solidariedade à Kirchner. Ainda disse que o ataque “merece o mais enérgico repúdio de toda a sociedade argentina. De todos os setores políticos. De todos os homens e mulheres da república, porque esses fatos afetam nossa democracia”
Reunião – O chefe de gabinete da Casa Rosada (a sede da presidência da Argentina), Juan Manzur, convocou uma reunião de ministros para esta sexta-feira, 2, após a tentativa de assassinato da vice-presidente Cristina Kirchner.
Segundo informaram fontes da Chefia de Gabinete ao site “Infobae”, a reunião será realizada a partir das 8h30 no horário de Brasília.
— —
Da Redação com informações do G1 e CNN
Foto: Reprodução