A ex-deputada estadual Vera Castelo Branco (Podemos) não é mais candidata a vice-governadora na chapa de Henrique Oliveira (Podemos). Após a oficialização de sua “desistência”, o presidente estadual do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), Edward Malta, foi oficializado como o novo candidato a vice-governador do Amazonas, no lugar de Vera, nas eleições deste ano.
A decisão sobre a retirada da candidatura de Castelo Branco foi tomada na terça-feira, 30/8, mas o requerimento informando ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sobre a desistência de concorrer ao cargo, só foi disponibilizado no processo de registro da candidatura da ex-deputada, na quarta-feira, 31/8.
“Verifica-se que o pedido de renúncia, formulado por Vera Lúcia da Silva Castelo Branco Maués, atende ao disposto no art. 69 da Res. TSE. 23.609/2019. Diante do exposto, homologa-se a renúncia para que surta todos os efeitos legais”, diz um trecho da decisão.
O motivo que levou Castelo Branco a desistir da disputa eleitoral, ao lado de Oliveira, não foi especificado no documento. Dois dias antes da renúncia, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu o indeferimento do seu registro porque a ex-candidata não estava quite com a Justiça Eleitoral.
Confira o documento:
Novo vice – O presidente estadual do Pros, Edward Malta, antes estava registrado como candidato a deputado federal. No site do TSE o nome e Malta já consta como vice de Oliveira, porém o órgão eleitoral ainda está analisado o registro.
— —
Da Redação
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis