“Todos podem ter certeza que nós deveremos ter eleições limpas e imparciais. Seguras e que podem ter, como já foi dito aqui, confiança nas urnas eletrônicas”, disse o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, durante discurso de agradecimento ao receber a Medalha Ruy Araújo, em um evento ocorrido na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta sexta-feira, 19/8.
“Estas nossas urnas estão em funcionamento há mais de 25 anos. São absolutamente invulneráveis e traduzem, com a maior fidelidade possível, a vontade do povo brasileiro. Nós teremos dias e meses difíceis pela frente, mas haveremos de triunfar, haveremos de manter elevada a bandeira da democracia. Garantir a sustentação do estado democrático de direito e haveremos de garantir que vamos ter, cada vez mais, uma sociedade mais justa e mais fraterna”, pontuou o ministro ainda falando sobre as urnas.
No evento, feito após a propositura da comenda sugerida pelo presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), o ministro que foi empossado como vice-presidente do TSE no início desta semana, também falou sobre sua atuação à frente do judiciário e as ações tomadas pelo Superior Tribunal Federal (STF) em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).
“O Supremo Tribunal Federal está permanentemente de olhos voltados para o estado do Amazonas, para a sua população sofrida, mas corajosa. Não só nesse episódio, mas em outros episódios que foram citados aqui, em defesa da Zona Franca, que realmente é um patrimônio nacional e não só do estado. O Supremo Tribunal, não lhes faltará”, afirmou Lewandowski.
Na cerimônia, o vice-presidente do TSE, no decorrer do discurso, agradeceu a homenagem, falou sobre decisões importantes que tomou em favor do Estado, bem como relatos de sua vivência à frente do judiciário e experiências vividas no Amazonas, em outros momentos que ele veio ao Estado.
Confira parte do discurso:
Proposta – A proposta de medalha foi feita pelo presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade e aprovada pelos demais parlamentares em plenário. Na solenidade de entrega o deputado ressaltou a importância da vinda do ministro ao Estado e, entre outros assuntos, pontou as ações importantes que precisam ser defendidas no Amazonas.
“Hoje é um dia muito especial para esta casa. Receber um ministro do supremo tribunal aqui na casa do povo amazonenses. Essa comenda é uma comenda que muito nos honra. Eu fico muito feliz e honrando em ter proposto essa honraria”, disse o deputado ao iniciar seu discurso.
Em sua fala o parlamentar defendeu a atuação do STF em todo da defesa da Zona Franca e reforçou a importância de outras ações em torno do Amazonas.
“Hoje a gente defende muito a Zona Franca de Manaus, porque se tirarem a Zona Franca de Manaus eu não sei como é que vai ser o Estado do Amazonas. Graças a Deus, o Supremo Tribunal Federal sempre manteve e sempre foi o braço nesses últimos meses que temos sofrido muito. Eu acredito que o Estado do Amazonas merece um olhar diferenciado, é um Estado que o presidente da República, seja quem for, tem que entender que nós precisamos manter o modelo Zona Franca de Manaus e criar outras matrizes econômicas”, reforçou Cidade em seu discurso.
Confira parte do discurso:
O evento, apesar da notável ausência da maioria dos deputados da Casa Legislativa, contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Maria das Graças Figueiredo, e o diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador João Simões.
Veja algumas fotos da solenidade:
— —
Por Izabel Guedes
Fotos: Marcus Reis / Danilo Mello/Aleam