O ex-governador do Amazonas, José Melo (Pros), conseguiu fazer seu registro de candidatura ao cargo de deputado estadual no pleito deste ano, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme consta no site Divulgacandcontas. Melo recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), no último sábado, 13/8, contra a direção estadual do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), após o nome dele ter sido excluído da lista de candidatos elaborada pela sigla na sexta-feira, 12/8.
Imbróglio – No último dia 4 de agosto, sob presidência de Edward Malta, o Pros promoveu a convenção que lançou apenas dois candidatos ao cargo de deputado federal: o próprio Malta e Fátima Mello. Neste evento, ficou decidido que o partido apoiaria a candidatura do ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos) a governador.
Já no dia seguinte, 5/8, a sigla promoveu outra convenção, presidida por Osvaldo Cardoso Neto. Na ocasião, o partido lançou 23 candidaturas ao cargo de deputado estadual, incluindo a de Melo, e nove ao cargo de deputado federal. Além disso, os filiados decidiram apoiar a candidatura do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) a governador.
Na última sexta-feira, 12/8, houve a terceira convenção do partido, fora do prazo previsto na legislação eleitoral. Na ata assinada por Malta, constam nove candidatos a deputado federal e 22 a deputado estadual. O partido reuniu os candidatos aprovados nas duas convenções anteriores, mas excluiu três nomes da convenção do dia 5, entre eles o de Melo.
— —
Da Redação
Foto: Ismael Neves