O assessor da Companhia Energética de Roraima, (CER), identificado como Dennis Pinho da Silva, deve retirar das redes sociais um vídeo com ataques a candidata ao Governo, Teresa Surita (MDB). A medida foi determinada pela Justiça Eleitoral após decisão proferida pelo Juiz Marcelo Lima de Oliveira nessa sexta-feira,12/8.
Conforme a determinação, o assessor violou as regras das eleições ao realizar propaganda eleitoral ‘extemporânea negativa’. Ainda conforme o documento, Dennis divulgou nas redes sociais conteúdo inverídico e ofensivo contra Teresa.
“Resta claro a intenção do autor da mensagem em associar a imagem da pré-candidata a
práticas antiéticas e arbitrárias, imputando-lhe fato de caráter ofensivo, situação esta que, ao menos inicialmente, não condiz com o justo debate de ideias”, diz um trecho da decisão.
Caráter Liminar – Anteriormente, por conta do mesmo vídeo, a Justiça Eleitoral também proibiu em julho, por meio de liminar, Antonio Denarium (PP), candidato à reeleição, de compartilhar as imagens usando o WhatsApp pessoal.
O juiz relator do caso destacou que deve haver, sobretudo, o respeito no debate democrático.
“Na seara eleitoral, nem tudo é permitido. O debate democrático de ideias exige o respeito a dignidade dos demais candidatos. Críticas aos pré-candidatos são até bem vindas, fazem parte da discussão pública sobre os rumos da sociedade, porém, não podem ser um meio que busca tão somente vilipendiar o adversário”, escreveu.
— —
Da Redação com informações do Roraima Em Tempo
Foto: Divulgação