Em ano de eleição nas esferas do Executivo Estadual e Federal, as pesquisas eleitorais têm sido um meio útil na tomada de decisões por parte de eleitores e candidatos. Na manhã desta sexta-feira, 29/7, a diretora do Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas (Icepam) e diretora do Portal O Convergente, pesquisadora Erica Lima, concedeu uma entrevista ao podcast do portal Manaus 360°, idealizado pela jornalista Cynthia Blink, para explicar um pouco sobre como funcionam as pesquisas eleitorais.
Segundo a pesquisadora, existem dois tipos de pesquisa: a quantitativa e a qualitativa. Enquanto a pesquisa quantitativa se refere àquela que é divulgada ao público, por meio dos telejornais, por exemplo, a qualitativa é aquela que faz a análise do discurso, ou seja, que colhe a opinião e estuda a percepção da população em relação às eleições e aos candidatos.
“Cada pesquisa tem um objetivo diferente, mas ambas se complementam”, explicou Erica Lima. Para ela, a pesquisa nada mais é que “a fotografia de um momento”, e que os números ali apresentados precisam ser “interpretados”.
No decorrer da entrevista, a diretora do Icepam revelou, ainda, que o instituto teve a sua estreia em maio deste ano com pesquisa eleitoral, e que o resultado do trabalho realizado pelo Icepam teve repercussão nacional.
Metodologia – Na ocasião, Erica Lima foi questionada sobre como funcionam os métodos para a realização da pesquisa. Segundo ela, primeiramente, é necessário saber onde se quer chegar para obter, por meio de cálculos probabilísticos, um resultado legítimo.
Diante disso, a diretora do Icepam fez um alerta sobre pesquisas falsas que, geralmente, são veiculadas na internet e outros meios de comunicação. “Se a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, o instituto tem competência técnica para realizar aquele levantamento”, preveniu Erica.
A importância das pesquisas eleitorais – Com a introdução do sistema de dois turnos nas eleições de prefeitos, governadores e presidente da República, as pesquisas eleitorais têm crescido cada vez mais entre os cidadãos.
Ao mesmo tempo que se intensifica a polêmica sobre a influência das pesquisas nos resultados das votações, aumenta a confiança do eleitorado perante às informações divulgadas pelos institutos de pesquisas.
Segundo Antonio Manuel Teixeira Mendes, autor do livro “O papel das pesquisas eleitorais”, publicado em 1991, tal crescimento se deve à elevação do nível de qualidade do trabalho desenvolvido pelos institutos, diferentemente do que ocorre com outros tipos de pesquisas de opinião pública, como no caso das pesquisas eleitorais – especificamente as pesquisas de “boca de urna” -, onde o resultado da votação serve de parâmetro para aferir a qualidade das pesquisas, tornando, portanto, muito arriscada a manipulação de dados em favor de um determinado candidato.
Assista a entrevista na íntegra:
—-
Por Narel Desiree
Foto: Reprodução/YouTube | Capa: Marcus Reis